O Android com carregamento lento é um drama comum para alguns usuários e isso pode acontecer por diversos motivos. Embora não exista uma justificativa única que explique a situação, já que diversos fatores podem contribuir para essa lentidão, desde cabos e carregadores danificados até fontes de energia instáveis. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com oito possíveis motivos para o carregamento lento do Android e explica como corrigi-los.
Android com carregamento lento? Veja 8 motivos e como corrigi-los — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo Android com carregamento lento? Veja 8 motivos e como corrigi-los
No índice abaixo, veja os tópicos que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
- Cabo em condições ruins
- Carregador com problemas
- Porta de carregamento com problema
- Fonte de energia fraca
- Superaquecimento do Telefone
- Consumo da bateria pelos aplicativos
- Usar o celular enquanto carrega
- Final da vida útil da bateria
1. Cabo em condições ruins
Se o seu Android apresenta lentidão durante o carregamento, a primeira coisa a verificar é o conjunto cabo e carregador. Cabos mal conservados, com aparência de quebrados, descascando, com marcas de mordida (seja de gato, cachorro ou criança) ou começando a desfiar próximo ao conector têm sua usabilidade comprometida. Nesse caso, infelizmente, a única solução é adquirir um cabo novo e, se possível, com alta taxa de transferência para acelerar o carregamento.
Verifique o cabo do seu Android — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 2. Carregador com problemas
O carregador com problemas pode comprometer o carregamento do celular Android. Observe se, ao ser conectado à tomada, o acessório emite estalos ou outros ruídos — se isso ocorrer, remova-o imediatamente da fonte de energia. Além disso, examine os pinos e conectores. Caso estejam tortos ou corroídos, podem causar mau contato e, consequentemente, problemas no carregamento.
Experimente também usá-lo para carregar outro dispositivo e observe seu funcionamento. Vale lembrar também que, se você tem um celular novo e está utilizando um carregador antigo, ele pode não ser compatível e funcionar inadequadamente.
Observe se o carregador do seu Android funciona corretamente — Foto: Willian Rodrigues/TechTudo 3. Porta de carregamento com problema
Se o cabo e o carregador estão em boas condições, vale verificar se a porta de carregamento está funcionando corretamente. Por ser um espaço aberto, ela acaba sendo um convite para todo tipo de sujeira. Nesse caso, pegue um cotonete e faça a limpeza com cuidado para não danificar os conectores. Procure também sinais de corrosão, pois o mau contato pode deixar o carregamento lento ou até impedir que aconteça. Se você notar algo anormal na porta de carregamento, a única solução costuma ser a troca definitiva, que pode ser cara. Mas, se o aparelho estiver na garantia, basta consultar a fabricante para conseguir uma ajuda técnica especializada.
Cheque as portas de carregamento do seu Android — Foto: Reprodução/Motorola 4. Fonte de energia fraca
Se o seu Android está carregando lentamente, o problema pode estar em uma fonte de energia fraca. Por comodidade ou urgência, é comum colocar o telefone para carregar na porta USB do notebook ou do carro. O problema é que essas fontes não são adequadas para isso, pois não oferecem uma transferência de energia compatível com a necessidade do aparelho. Já se o Android carrega devagar mesmo em casa, pode ser uma questão de tomadas com defeito ou fiação antiga. Nesse caso, a solução é testar todas as tomadas da casa e verificar se o problema está em uma específica ou em todo o ambiente.
Ponto fraco de energia faz o Android carregar mais lento — Foto: Reprodução/Xiaomi 5. Superaquecimento do Telefone
Percebeu que o Android está esquentando demais enquanto carrega? Isso pode ser um sinal de lentidão no carregamento. Se o sistema detectar uma temperatura interna elevada enquanto o dispositivo estiver conectado à tomada, ele reduz automaticamente a velocidade do carregamento. Essa é uma forma de o telefone se proteger contra o superaquecimento, que pode causar danos graves, como a queima de componentes internos. Por isso, o ideal é evitar carregar o aparelho em locais com temperaturas elevadas ou exposto diretamente ao sol.
Evite expor o celular Android a altas temperaturas — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo 6. Consumo da bateria pelos aplicativos
Certos aplicativos podem drenar a bateria do Android — e, se estiverem ativos enquanto o telefone carrega, podem causar a sensação de lentidão. Para corrigir esse problema, você pode tentar duas soluções: a primeira é limitar a atividade dos aplicativos em segundo plano. Para isso, acesse “Configurações”, toque em “Bateria” e, em seguida, vá até “Limites de uso em segundo plano”. Ative a opção “Suspender aplicativos não usados”. A segunda alternativa é simplesmente excluir o app que estiver consumindo excessivamente a bateria.
Aplicativos com comportamento anormal podem causar lentidão no carregamento — Foto: Reprodução/Notebookcheck 7. Usar o celular enquanto carrega
Usar o telefone Android enquanto ele carrega também contribui para a lentidão no carregamento. A lógica é simples: para executar tarefas — principalmente as mais pesadas, como jogos ou streaming de vídeos — o celular consome bateria. E, se estiver conectado à tomada, esse consumo constante gera um desequilíbrio entre gasto e recarga. Nesse caso, só o bom senso resolve. Colocou o telefone para carregar? Deixe-o parado até o processo ser concluído — mexa nele somente em caso de urgência.
Evite mexer no celular enquanto ele carrega — Foto: Reprodução/Freepik 8. Final da vida útil da bateria
Se nenhuma das alternativas anteriores resolveu o problema de carregamento lento, a situação pode ser mais grave. Em último caso, é possível que a bateria esteja chegando ao fim de sua vida útil. Isso não é exatamente uma surpresa, já que esse componente possui um ciclo de funcionamento limitado. No entanto, quando a bateria apresenta falhas, o custo para substituí-la pode ser elevado. Se o telefone ainda estiver na garantia, você pode tentar realizar a troca sem custos. Mas, se for um aparelho mais antigo, talvez valha mais a pena investir em um celular novo do que somente trocar a bateria.
Caso o problema seja bateria, a única opção é trocá-la — Foto: Katarina Bandeira/TechTudo Veja também: 4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!
4 truques INFALÍVEIS para economizar bateria do celular!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
4 meses atrás
13
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/d/QvmwabQB2p149B75Ribg/2025-02-16t142607z-263064880-rc2pvca4zvjm-rtrmadp-3-xai-ai.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/L/j/aI9gb0RsAYLVBjofB0GQ/40itx2ir5hxn74kc6r4fstwbvvq.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2022/z/W/2c8KrpSnGZY3x4thCWWg/2016-11-08-microsoft-teams2.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro