Celulares Android são reconhecidos pelo bom desempenho na execução de multitarefas e durabilidade da bateria. No entanto, alguns recursos configurados erroneamente podem causar lentidão nos aparelhos. A sincronização automática de contas, por exemplo, consome muitos recursos do dispositivo, assim como a atividade em segundo plano de aplicativos que são pouco utilizados. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com cinco recursos que podem ser o motivo da lentidão do Android e te explica como desativá-los. Confira.
Android lento? Esses 5 recursos podem ser o motivo; saiba desativar — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Android lento? Esses 5 recursos podem ser o motivo; saiba desativar
Alguns recursos configurados de fora errada no Android podem causar lentidão no seu celular. Veja, no índice abaixo, as funções que serão abordadas.
- Bateria Adaptativa
- RAM Plus ou RAM Boost
- Alterar velocidade de processamento
- Atividade do aplicativo em segundo plano
- Sincronização automática para contas
Apesar de ter sido desenvolvida para otimizar e prolongar a vida útil da bateria, a função Bateria Adaptativa pode ser uma das responsáveis pela lentidão do Android. Isso ocorre porque o recurso aprende os hábitos dos usuários com relação ao uso de apps e restringe a atividade em segundo plano daqueles que são pouco utilizados. Essa limitação, porém, pode afetar o desempenho geral do sistema, já que, com a execução restrita, os aplicativos demoram mais para abrir e as notificações podem chegar com atraso.
Se o seu celular possui bom desempenho multitarefa, talvez não seja vantajoso manter essa função ativa. Para desativá-la, vá em 'Configurações', 'Bateria' e 'Limites de uso em segundo plano'. Toque no menu dos três pontinhos, selecione 'Bateria adaptável' e desative o recurso.
Desabilite o recurso 'Bateria Adaptável' — Foto: Reprodução/Diego Cataldo A RAM Plus (ou RAM Boost) cria uma memória RAM virtual utilizando parte do armazenamento interno do aparelho. A proposta é melhorar o desempenho, principalmente em dispositivos com pouca memória. No entanto, esse recurso pode causar o efeito contrário. Como o armazenamento interno é mais lento que a RAM real, o desempenho do sistema é prejudicado, resultando em trocas lentas entre aplicativos e maior tempo de carregamento. Se o seu smartphone possui 8 GB de RAM ou mais, o uso da RAM virtual é desnecessário. Para desativar, acesse 'Configurações' e 'Assistência do aparelho' Clique em 'Memória' e, depois, em 'RAM Plus'. Mova o botão para desabilitar a função.
Desabilite a RAM Plus — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 3. Alterar velocidade de processamento
A maioria dos celulares Android vêm configurada com a velocidade de processamento no modo 'Otimizado', que equilibra desempenho e consumo de bateria. No entanto, se o aparelho apresentar travamentos ou lentidão durante o uso, vale a pena configurar para um modo de desempenho mais alto. Fique atento: essa alteração pode aumentar o consumo da bateria e causar aquecimento. Se notar esses efeitos, volte ao modo 'Otimizado'. Para alterar, vá em 'Configurações' e acesse 'Assistência do aparelho'. Toque em 'Velocidade de processamento' e selecione 'Alta' ou 'Máxima'.
Altere a velocidade de processamento do aparelho Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo 4. Atividade do aplicativo em segundo plano
Ter muitos aplicativos instalados no Android não é um problema. No entanto, as complicações começam quando o desempenho do celular é afetado por vários deles, inclusive os pouco usados, ativos e executados em segundo plano. Essa atividade contínua consume muita memória e outros recursos do sistema. Para evitar isso, identifique os apps que raramente são utilizados e limite suas atividades em segundo plano. Também é possível aplicar uma limitação geral pelas 'Opções do Desenvolvedor', nas 'Configurações'. Em seguida, clique em 'Limite do processo em segundo plano' e defina a frequência desejada.
Defina a frequência de atividades de apps em segundo plano — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 5. Sincronização automática para contas
A sincronização automática é ativada por padrão sempre que uma nova conta é adicionada ao Android. Essa função mantém e-mails, contatos e outros dados atualizados automaticamente. No entanto, quando muitas contas estão com essa função ativa ao mesmo tempo, o desempenho do aparelho pode ser comprometido. Dessa forma, vale a pena verificar quais contas realmente precisam da sincronização ativa. Para isso, acesse as 'Configurações' e toque em 'Contas e backup'. Clique em 'Gerenciar contas', selecione aquelas pouco utilizadas e desative a sincronização automática. Ou, se preferir, desabilite a sincronização automática de todos os perfis.
Desabilite a sincronização automática de contas — Foto: Reprodução/Diego Cataldo Veja também: Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)
Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
25
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/N/w/JnVPxSSPWwJHZ27YtF5g/pexels-sergey-meshkov-8481931.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/e/e/jvJ54rTVubHzLoYABbtQ/huru-on-desktop-web.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/N/m/8BnkRzRPqUs6xUemh14Q/pexels-monstera-9430882.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/f/K/lW0O5eRKCqOa2B3i37Vg/2.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro