8 meses atrás 25

Android lento? Esses 5 recursos podem ser o motivo; saiba desativar

Celulares Android são reconhecidos pelo bom desempenho na execução de multitarefas e durabilidade da bateria. No entanto, alguns recursos configurados erroneamente podem causar lentidão nos aparelhos. A sincronização automática de contas, por exemplo, consome muitos recursos do dispositivo, assim como a atividade em segundo plano de aplicativos que são pouco utilizados. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com cinco recursos que podem ser o motivo da lentidão do Android e te explica como desativá-los. Confira.

Android lento? Esses 5 recursos podem ser o motivo; saiba desativar — Foto: Mariana Saguias/TechTudo Android lento? Esses 5 recursos podem ser o motivo; saiba desativar — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

Android lento? Esses 5 recursos podem ser o motivo; saiba desativar

Alguns recursos configurados de fora errada no Android podem causar lentidão no seu celular. Veja, no índice abaixo, as funções que serão abordadas.

  1. Bateria Adaptativa
  2. RAM Plus ou RAM Boost
  3. Alterar velocidade de processamento
  4. Atividade do aplicativo em segundo plano
  5. Sincronização automática para contas

Apesar de ter sido desenvolvida para otimizar e prolongar a vida útil da bateria, a função Bateria Adaptativa pode ser uma das responsáveis pela lentidão do Android. Isso ocorre porque o recurso aprende os hábitos dos usuários com relação ao uso de apps e restringe a atividade em segundo plano daqueles que são pouco utilizados. Essa limitação, porém, pode afetar o desempenho geral do sistema, já que, com a execução restrita, os aplicativos demoram mais para abrir e as notificações podem chegar com atraso.

Se o seu celular possui bom desempenho multitarefa, talvez não seja vantajoso manter essa função ativa. Para desativá-la, vá em 'Configurações', 'Bateria' e 'Limites de uso em segundo plano'. Toque no menu dos três pontinhos, selecione 'Bateria adaptável' e desative o recurso.

 Reprodução/Diego Cataldo Desabilite o recurso 'Bateria Adaptável' — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

A RAM Plus (ou RAM Boost) cria uma memória RAM virtual utilizando parte do armazenamento interno do aparelho. A proposta é melhorar o desempenho, principalmente em dispositivos com pouca memória. No entanto, esse recurso pode causar o efeito contrário. Como o armazenamento interno é mais lento que a RAM real, o desempenho do sistema é prejudicado, resultando em trocas lentas entre aplicativos e maior tempo de carregamento. Se o seu smartphone possui 8 GB de RAM ou mais, o uso da RAM virtual é desnecessário. Para desativar, acesse 'Configurações' e 'Assistência do aparelho' Clique em 'Memória' e, depois, em 'RAM Plus'. Mova o botão para desabilitar a função.

 Reprodução/Diego Cataldo Desabilite a RAM Plus — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

3. Alterar velocidade de processamento

A maioria dos celulares Android vêm configurada com a velocidade de processamento no modo 'Otimizado', que equilibra desempenho e consumo de bateria. No entanto, se o aparelho apresentar travamentos ou lentidão durante o uso, vale a pena configurar para um modo de desempenho mais alto. Fique atento: essa alteração pode aumentar o consumo da bateria e causar aquecimento. Se notar esses efeitos, volte ao modo 'Otimizado'. Para alterar, vá em 'Configurações' e acesse 'Assistência do aparelho'. Toque em 'Velocidade de processamento' e selecione 'Alta' ou 'Máxima'.

 Reprodução/Diego Cataldo Altere a velocidade de processamento do aparelho Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

4. Atividade do aplicativo em segundo plano

Ter muitos aplicativos instalados no Android não é um problema. No entanto, as complicações começam quando o desempenho do celular é afetado por vários deles, inclusive os pouco usados, ativos e executados em segundo plano. Essa atividade contínua consume muita memória e outros recursos do sistema. Para evitar isso, identifique os apps que raramente são utilizados e limite suas atividades em segundo plano. Também é possível aplicar uma limitação geral pelas 'Opções do Desenvolvedor', nas 'Configurações'. Em seguida, clique em 'Limite do processo em segundo plano' e defina a frequência desejada.

 Mariana Saguias/TechTudo Defina a frequência de atividades de apps em segundo plano — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

5. Sincronização automática para contas

A sincronização automática é ativada por padrão sempre que uma nova conta é adicionada ao Android. Essa função mantém e-mails, contatos e outros dados atualizados automaticamente. No entanto, quando muitas contas estão com essa função ativa ao mesmo tempo, o desempenho do aparelho pode ser comprometido. Dessa forma, vale a pena verificar quais contas realmente precisam da sincronização ativa. Para isso, acesse as 'Configurações' e toque em 'Contas e backup'. Clique em 'Gerenciar contas', selecione aquelas pouco utilizadas e desative a sincronização automática. Ou, se preferir, desabilite a sincronização automática de todos os perfis.

 Reprodução/Diego Cataldo Desabilite a sincronização automática de contas — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Veja também: Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)

Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)

Como acessar jogos do Steam no celular Android e iPhone (iOS)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro