A partir de 1º de março de 2026, a Google Play Store passará a alertar usuários sobre aplicativos que consomem bateria de forma excessiva no Android. A medida busca aumentar a transparência e incentivar boas práticas entre desenvolvedores, que terão tempo para revisar o comportamento de seus apps e implementar melhorias. O Google vem testando o recurso desde abril de 2025 para ajustar critérios e evitar que falsos alertas sejam enviados. A seguir, entenda como o Android vai avisar quando um app gastar muita bateria.
Android vai avisar quando um app gastar muita bateria; entenda — Foto: Rubens Achilles/TechTudo Android vai avisar quando um app gastar muita bateria; entenda
- Como o alerta vai funcionar
- Como o usuário será avisado
- Penalidades para apps que gastarem muita bateria
1. Como o alerta vai funcionar
O novo sistema do Google se baseia em uma métrica chamada “excessive background battery usage”, que monitora o uso de partial wake locks — um mecanismo que impede o dispositivo de entrar em modo de repouso, mesmo com a tela desligada. Essa prática é comum em apps que executam tarefas em segundo plano, como sincronização de dados ou atualizações constantes.
A métrica foi desenvolvida em parceria com a Samsung e considera o uso real da bateria em dispositivos Android. Assim, o sistema avalia se um app mantém o dispositivo acordado por mais de 2 horas acumuladas em um período de 24 horas, sem justificativa clara (como reprodução de mídia ou navegação ativa). Esses casos são classificados como sessões “excessivas”.
Para que um app seja considerado problemático, é necessário que mais de 5% das sessões de usuários nos últimos 28 dias apresentem esse comportamento. Ou seja, o sistema não vai penalizar casos isolados, mas sim padrões recorrentes de uso ineficiente da bateria.
Entenda como o alerta vai funcionar — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 2. Como o usuário será avisado
Quando um aplicativo ultrapassar os limites definidos, a Play Store exibirá uma mensagem na página do app, informando que ele pode consumir mais bateria do que o esperado. O texto é “Este app pode consumir mais bateria do que o normal devido à sua atividade em segundo plano.”
O alerta será exibido apenas para apps que não se enquadram em exceções — como aplicativos de música, navegação GPS ou outros que, por natureza, precisam operar em segundo plano. A ideia do Google é evitar falsos positivos e garantir que apenas apps com comportamento realmente anômalo sejam sinalizados.
Alerta será exibido na página do app na Play Store — Foto: Reprodução/9To5Google 3. Penalidades para apps que gastarem muita bateria
Embora uma punição esteja prevista, o Google não pretende remover os apps que gastam muita bateria da Play Store. No entanto, a big tech reduzirá a visibilidade do software, retirando-o das seções de destaque, como “Recomendados para você” ou “Tendências”.
Além disso, os desenvolvedores também receberão relatórios detalhados no Play Console, com dados sobre o consumo de bateria e sugestões para corrigir os problemas. Por fim, o Google está incentivando o uso de APIs mais eficientes e boas práticas de desenvolvimento para evitar o uso desnecessário de wake locks.
Esse modo pode salvar seu Android de furtos! Conheça

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/t/h/3RJyzESSWmM9Ub3G2Oxg/marca-dagua-2-8-.jpg)




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro