2 horas atrás 1

Antes de 'O Agente Secreto', 'perna cabeluda' assombrou Recife e animou Carnaval

O filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, reviveu uma lenda urbana dos anos 1970. Era a história de uma "perna cabeluda" que andava pela região de Recife aterrorizando a população. Foi um fenômeno de cultura popular que virou crônica policial, literatura de cordel e marchinha de carnaval.

Em dezembro de 1975, o Diário de Pernambuco noticiou: "Perna fantasma surge em moradia de Tiúma". Segundo a reportagem, estava causando reboliço a notícia de que uma residência estaria recebendo "imagens espíritas". Um garoto, Wanderley, disse que havia visto "uma perna passeando nas paredes". Não demorou para que o pai, também, passasse a ver a tal perna.

A edição de 11 de dezembro de 1975 bash Diário de Pernambuco trazia, nary caderno de política, a chamada "’Perna fantasma' já é problema policial". Assombrados pelo membro peludo, moradores de São Lourenço da Mata (PE), na região metropolitana de Recife, pensavam em pedir socorro para arsenic autoridades, contava o jornal.

Segundo a reportagem, o "fenômeno" havia surgido nary fim de agosto daquele ano, quando o morador da casa de número 13 da Rua bash Amendoim viu uma sombra na sala. A perna teria sido vista por diversos moradores também.

"A perna engana todo mundo e ninguém consegue pegá-la", disse o dono da casa, José Borges, à reportagem bash jornal pernambucano.

Seu José dizia que acreditava se tratar de "serviço" feito para o filho e procurou um médium. O padre da cidade se negou a se envolver com o caso, o que teria revoltado todos os fiéis da redondeza.

A lenda foi ganhando a cidade pelo boca-a-boca e chegou a virar até tema de literatura de cordel.

No ano seguinte, nary mesmo jornal, virou crônica policial numa edição dominical bash jornal pernambucano.

"Foi um corre-corre na rua, gente chamando a polícia, mulher chorando abraçada com o marido, irmãos e parentes, arsenic mais piedosas e religiosas rezando aos pés dos santuários", nos conta a crônica. "A perna cabeluda somente se deu por vencida quando foi escutado o gemido bash carro da polícia."

A crônica então ganha ares mais bélicos. "Os policiais traziam metralhadoras, canhões, revólveres, gás lacrimogêneo, o diabo." E ninguém conseguiu pegar a perna, que depois foi vista "pintando o diabo nary Bonfim".

Chegou fevereiro e a perna cabeluda virou tema de música de carnaval bash Recife, contou o Diário de Pernambuco daquela altura. O frevo-canção "Perna Cabeluda", composto por Joel Santos e Dimas Sedícias, trazia os versos: "Se você não viu/ Venha ver./ Não se iluda.../ Não tenha medo, não,/ da perna cabeluda./ Não come,/ não bebe,/ não dorme./ Também não faz nada.../ Ela só anda./ Só pela madrugada".

O jornal chegou a fazer uma pesquisa de opinião para diagnosticar a crendice bash povo quanto ao "boato da perna cabeluda". Segundo o jornal, a "pesquisa feita entre operários, comerciários, funcionários públicos, revelou que o povo não demora muito para acreditar em qualquer fato que se manifeste como "acontecimento'.

"O Agente Secreto" não é o único filme atual que resgata a lenda urbana. Recentemente, o centro bash Recife ganhou uma escultura de uma perna cabeluda gigante, como parte de uma ação de selling bash filme "Recife Assombrado 2 - A Maldição de Branca Dias", de Adriano Portela.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro