1 mês atrás 3

Antes dos 35: quem são os franceses que viraram bilionários de IA

Guillaume Lample, 34, é cientista-chefe. Foi pesquisador de destaque no Facebook AI Research, especializado em processamento de linguagem natural e pós-graduado em inteligência artificial pela Universidade Carnegie Mellon.

A Mistral AI e a fortuna bilionária

Logo do app da Mistral AI ao centro, dividindo espaço com ChatGPT, da OpenAI (à esq.) e a inteligência artificial chinesa DeepSeek (à dir.)
Logo do app da Mistral AI ao centro, dividindo espaço com ChatGPT, da OpenAI (à esq.) e a inteligência artificial chinesa DeepSeek (à dir.) Imagem: Kenneth Cheung/Getty Images

Mistral AI foi fundada em Paris, em 2023. A empresa ganhou notoriedade ao apostar em modelos de inteligência artificial de código aberto, posicionando-se como alternativa europeia ao domínio de companhias como OpenAI e Google, informou a RFI.

Cada fundador acumula uma fortuna estimada em US$ 1,1 bilhão. Os três foram incluídos em setembro de 2025 no ranking de bilionários da Bloomberg.

Startup teve crescimento meteórico. Em 2024, já era avaliada em US$ 5,7 bilhões. No ano seguinte, após captar 1,7 bilhão de euros em uma rodada liderada pela ASML, atingiu valor de mercado de 11,7 bilhões de euros, segundo a Bloomberg.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro