9 meses atrás 26

ANTES E DEPOIS: imagens de satélite mostram a destruição após pior incêndio da história de Los Angeles

Esse é o pior incêndio na história da segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos e um dos mais trágicos da Califórnia. Segundo autoridades locais, ao menos 10 pessoas morreram, 153 mil pessoas receberam ordens para saírem de casa e mais de 2 mil residências foram destruídas.

Dados do CalFire, o Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia, mostram que 145 km² foram consumidos pelo fogo, uma área equivalente a da cidade de Miami ou 1,5 vezes a área de Manhattan, em Nova York.

Na região de Eaton, em Altadena, o mar de pontos laranjas incandescentes vistos de cima se traduz em uma paisagem apocalíptica no nível do chão. Fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais revelam casas, carros, árvores e diversas estruturas reduzidas a cinzas.

Imagens de satélite mostram a devastação causada pelo incêndio de Eaton. — Foto: Imagem: AP

De acordo com o CalFire, apenas 3% do incêndio de Eaton foi controlado.

Outras localidades da área metropolitana de Los Angeles também enfrentam cenários dramáticos, como o bairro de Pacific Palisades, que concentra mansões de celebridades e bilionários, Hurst e Kenneth.

O incêndio de Kenneth, perto de West Hills, é a mais recente dos quatro incêndios, tendo começado na tarde da quinta-feira (9). Cerca de 400 hectares já foram consumidos pelo fogo.

Esse incêndio estava sendo investigado como um possível ato criminoso, e uma pessoa suspeita chegou a ser detida pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD).

Antes e depois dos incêndios na Califórnia — Foto: Reuters

Biden libera recursos para afetados por incêndios

A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, disse que o presidente Joe Biden e a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) se comprometeram a reembolsar as despesas com a assistência em desastres.

"Ontem, o presidente Biden prometeu seu total apoio aos esforços de resposta, incluindo o reembolso de 100% dos custos de nossa resposta ao desastre pela FEMA", disse Bass em uma coletiva de imprensa.

A FEMA também lançou recursos para os moradores de Los Angeles impactados pelos incêndios, disse Bass, e ela incentivou os residentes a visitar o site disasterassistance.gov para obter ajuda.

Biden havia declarado estado de calamidade pública na quarta-feira.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro