Publicado 29.10.2023 06:55 Atualizado 29.10.2023 07:10
© Reuters. Antirretroviral da Fiocruz simplifica tratamento do HIV no SUS
O Farmanguinhos/Fiocruz (Instituto de Tecnologia em Fármacos) começou a fornecer ao SUS (Sistema Único de Saúde) uma combinação de antirretrovirais que vai facilitar o tratamento do HIV e da Aids. Desde o começo de outubro, a combinação do dolutegravir 50mg com o lamivudina 300mg em 1 único comprimido é distribuída aos pacientes.
A Fiocruz explicou que, tradicionalmente, o tratamento do HIV envolvia combinações de vários medicamentos de diferentes classes para suprimir o vírus com efetividade e impedir o avanço da infecção para quadros de aids. Agora, “uma única dose diária de um comprimido deste medicamento garantirá a eficácia e auxiliará na continuidade do tratamento, com menor potencial de toxicidade e de efeitos adversos graves, não havendo histórico nenhum de resistência”.
O Ministério da Saúde espera receber ainda neste ano 10,8 milhões de unidades farmacêuticas do medicamento. Em 2024, 30 milhões devem ser fornecidos.
O diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, Jorge Mendonça, destacou que o medicamento vai contribuir para a adesão aos tratamentos, um dos maiores desafios no manejo do HIV. “O fornecimento destes medicamentos combinados para o SUS contribuirá significativamente para a efetividade e continuidade dos tratamentos em pacientes adultos e adolescentes com mais de 12 anos e peso mínimo de 40 kg. Além de ter dosagem mais simples e redução da carga de comprimidos, diminui o potencial para interações medicamentosas e efeitos colaterais”, explicou o diretor.
A produção é fruto de uma parceria de Farmanguinhos com as farmacêuticas privadas ViiV Healthcare Company e GlaxoSmithKline (GSK). Iniciativa prevê o desenvolvimento, transferência de tecnologia e fornecimento do medicamento, dando autonomia para uma produção totalmente nacional.
“Ao final desta transferência de tecnologia, o Farmanguinhos/Fiocruz estará com autonomia para realizar todas as etapas produtivas do medicamento, garantindo qualidade e praticidade para os pacientes do SUS. É importante ressaltar que, com a aliança, adquirimos também mais conhecimento técnico e uma nova plataforma tecnológica para a produção de comprimidos em dupla camada, possibilitando a produção futura de novos produtos”, disse Jorge Mendonça.
Leia mais:
- Pobreza freia o avanço do combate à aids no Brasil, diz estudo;
- Vítimas de violência sexual terão prioridade na vacinação contra HPV.
Com informações da Agência Brasil.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro