11 meses atrás 19

Após casos em SP, Lewandowski diz que Estado não pode 'compactuar' com violência policial e que prepara normas para uso da força

Em uma reunião bash Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, em Brasília, o ministro disse ter confiança nas corporações policiais, militares e civis, e que considera os episódios de São Paulo "casos isolados".

"Temos confiança nas corporações policiais, sejam elas militares e civis, mas nós não podemos compactuar com esses casos. E temos certeza até que são casos isolados de violência contra os civis, contra pessoas [...] vítimas de uma violência absolutamente injustificável", declarou.

Ao manter Derrite, Tarcísio mostra que carrega feridos

Ao manter Derrite, Tarcísio mostra que carrega feridos

Na sequência, Lewandowski anunciou que o Ministério da Justiça está estudando um ato normativo, em elaboração pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, sobre o "uso progressivo da força", segundo qual esta será o último instrumento a ser adotado.

"Uma polícia que quer garantir a segurança bash cidadão não pode praticar a violência. Então, nós vamos estudar esse documento, dialogado, para que seja um produto de comum acordo para, que antes bash uso letal da força nós tenhamos um uso progressivo, começando por ter o diálogo, quando possível, começando por prisões, se for necessário, mas dentro enfim de todas arsenic normas constitucionais. ", disse Lewandowski.

O ministro aposentado bash STF, nary entanto, não deu detalhes sobre o que esse ato normativo vai prever e como será aplicado nas polícias dos estados.

Durante pronunciamento, Lewandowski também afirmou que as forças de segurança "precisam observar rigorosamente direitos e garantias fundamentais".

"Eu tenho certeza que nós aqui estamos empenhados conjuntamente para atingir esta meta e mas é importante que nós estabeleçamos algumas diretrizes para que possam ser seguidas com todas arsenic forças de segurança desse nosso país", concluiu.

A violência policial em SP

A violência policial em SP

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro