5 meses atrás 6

Após exigência de cessar-fogo de Zelensky, Ucrânia acusa Rússia de ferir 1 pessoa com ataque de drones

A companhia ferroviária da Ucrânia acusa a Rússia de um ataque com drones que feriu o maquinista de um trem de carga nesta segunda-feira (12), na região de Donestsk. A ofensiva ocorreu um dia após o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, condicionar negociações ao cessar-fogo.

“As propostas de trégua estão sendo ignoradas, os ataques hostis à infraestrutura ferroviária... continuam”, disse a Ukrzaliznytsia (Ferrovias Ucranianas) em uma postagem no aplicativo de mensagens Telegram.

Zelensky afirmou neste domingo (11), em um post na rede social X, que está disposto a se reunir com Vladimir Putin para iniciar negociações diretas de paz.

Segundo o presidente ucraniano, a proposta de Putin é "um sinal positivo", mas, para ocorrer, precisa de um cessar-fogo imediato. Para ele, interromper o conflito armado é necessário para criar as bases diplomáticas necessárias às negociações.

"Não há razão para prolongar as mortes", disse.

Zelensky afirmou que "o mundo inteiro está aguardando" por uma paz duradoura entre os países, mas que o "primeiro passo" é o cessar-fogo.

O encontro pode ocorrer na Turquia, na próxima quinta-feira (15), como sugerido pelo presidente russo.

Putin e Zelensky sinalizam que podem iniciar negociações diretas para tentar encerrar guerra — Foto: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via Reuters; Reuters/Alina Smutko

Líderes europeus dão ultimato a Putin, com aval de Trump

Líderes europeus dão ultimato a Putin, com aval de Trump

Turquia oferece mediação para possível acordo entre Rússia e Ucrânia

Em resposta a Putin, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, afirmou que Istambul "está pronta para sediar negociações que levem a uma solução permanente".

A Turquia integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e já sediou outras reuniões entre os dois países.

Trump pressiona Zelensky a aceitar diálogo com Putin

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou mensagens na rede Truth Social em que pressionou Zelensky a aceitar o diálogo oferecido por Putin mesmo sem cessar-fogo.

"Putin não quer um acordo de cessar-fogo, quer se encontrar na quinta-feira, na Turquia, para negociar um possível fim ao BANHO DE SANGUE. A Ucrânia deve concordar com isso IMEDIATAMENTE. Estou começando a duvidar que a Ucrânia fará um acordo com Putin. FAÇAM A REUNIÃO, AGORA", escreveu Trump.

Papa pede paz duradoura na Ucrânia em sua 1ª oração de domingo

"No cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada, como várias vezes afirmou o papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais", disse Leão XIV.

Sobre a guerra na Ucrânia, o novo papa disse que carrega no coração o "sofrimento do amado povo ucraniano". Ele apelou por negociações para alcançar uma "paz autêntica, justa e duradoura".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro