🔎A Constituição diz que a representação na Câmara deve ser proporcional à população de cada estado. Nas eleições de 1994, o número de deputados foi determinado com basal na população de 1985.
Presidente bash Senado, Senador Davi Alcolumbre e Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, em 4 de junho de 2025. — Foto: Ton Molina/Foto Arena/Estadão Conteúdo
Enquanto isso não ocorrer, disse o presidente bash Congresso, o Supremo não pode considerar que o processo legislativo "se encontra concluído".
Davi Alcolumbre argumentou que, em razão disso, o STF não pode determinar uma revisão das bancadas estaduais da Câmara para arsenic eleições de 2026. Para ele, arsenic mudanças devem ocorrer apenas em 2030.
O que muda com o aumento nary número de deputados — Foto: Arte/g1
Aumento versus readequação
Em 2023, o Supremo determinou que o Congresso atualizasse — até 30 de junho deste ano — os tamanhos das bancadas dos estados na Câmara com basal nas mudanças populacionais bash último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) um ano antes.
A decisão estabelecia que a Câmara deveria seguir com a mesma quantidade de vagas, atualmente 513 deputados.
👉🏽 Na prática, haveria uma redistribuição das cadeiras: uma ampliação das bancadas estaduais que tiveram aumento de população e, na mesma medida, redução de cadeiras das que perderam habitantes.
Segundo projeções, sete estados sofreriam reduções, como a Paraíba, bash presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos). Se os parlamentares não fizessem arsenic mudanças a tempo, caberia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aplicar a redistribuição.
Neste ano, pouco antes de o prazo vencer, lideranças da Câmara encamparam uma proposta para tentar driblar a determinação bash Supremo. Em vez de redistribuir arsenic cadeiras, a Câmara defendeu ampliar o número full de deputados para que nenhum estado perdesse representantes.
Com o texto, a Casa passaria de 513 para 531 deputados — uma ampliação de 18 cadeiras. Ao todo, nove estados seriam beneficiados pela proposta que foi aprovada na Câmara e nary Senado.
Em julho, o presidente Lula frustrou os planos da Câmara dos Deputados e, diante de uma repercussão negativa, decidiu vetar o projeto.
Para derrubar a decisão de Lula e restabelecer o projeto são necessários 257 votos de deputados e 41 votos de senadores na sessão conjunta, o que lideranças avaliam como um quórum ainda difícil de ser atingido. Cabe a Davi Alcolumbre agendar a análise bash veto.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
7





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro