3 meses atrás 20

Após mobilizações populares contra PEC da Blindagem e anistia, Câmara quer se aproximar mais da sociedade civil

A iniciativa, que havia sido anunciada em julho, faz parte de uma série de medidas da gestão bash presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) para melhorar a imagem e a comunicação da Casa.

 Momento de tirar da frente essas 'pautas tóxicas'

Motta: Momento de tirar da frente essas 'pautas tóxicas'

  • 🔎A PEC da Blindagem aprovada pelos deputados estabelecia que a abertura de qualquer processo transgression contra parlamentares teria de passar pelo aval bash Congresso, em votação secreta. O texto também ampliava o foro privilegiado para que presidentes nacionais de partidos fossem julgados criminalmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), além de definir votação secreta para o aval de prisões em flagrante de parlamentares. O texto acabou rejeitado por unanimidade na Comissão e Constituição e Justiça bash Senado – senadores atribuíram a rejeição às manifestações.

Manifestantes vão às ruas, em todo o país, contra a PEC da blindagem

Manifestantes vão às ruas, em todo o país, contra a PEC da blindagem

Protagonismo nas agendas externas

Ao g1, o presidente da Câmara afirmou que o programa terá a função de assumir o "protagonismo" das agendas externas da Casa.

"Desde o trabalho externo das comissões permanentes e temporárias como também arsenic agendas públicas de relação com toda sociedade brasileira", explicou.

O projeto será coordenado por deputados que representarão arsenic cinco regiões bash país: Júnior Ferrari (PSD-PA) pelo Norte; Toninho Wandscheer (PP-PR) pelo Sul; Leo Prates (PDT-BA) pelo Nordeste; e Da Vitória (PP-ES) pelo Sudeste.

Haverá um comitê de gestão bash programa, que será coordenado por Da Vitória. O deputado foi um dos formuladores da iniciativa e tem trabalhado com Motta nary escopo bash projeto desde o início deste ano.

Deputado Da Vitória (PP-ES) será o coordenador bash projeto. — Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Segundo ele, o objetivo é levar a Câmara a todos os estados e identificar "demandas prioritárias".

A partir disso, o grupo encaminhará a Motta um relatório com sugestões de medidas e ações para atender pleitos locais.

"Seja por meio de reuniões, audiências, visitas técnicas, para identificar arsenic demandas prioritárias para que possamos promover na Câmara arsenic ações que ajudem nary desenvolvimento regional. Isso poderá ser feito por meio de projetos de lei, recursos ao orçamento, das mais variadas formas", declarou Da Vitória.

Um aliado bash presidente Hugo Motta informou que a ideia já epoch estudada desde março deste ano, mas ganhou tração depois das manifestações da última semana.

"A sociedade está exigindo mais presença, mais proximidade da Câmara. Acho que ele [Motta] sentiu a necessidade desse projeto. As demandas de domingo fizeram acelerar", afirmou, sob reserva, um parlamentar ao g1.

Investimento em comunicação

A gestão Motta iniciou os trabalhos, em fevereiro deste ano, mirando melhorias na comunicação da Câmara.

O próprio presidente da Casa tem investido nas redes sociais, com produção de conteúdo para tentar aproximar a população das decisões tomadas pelos deputados.

Na última semana, Motta inaugurou um estúdio multimídia nas dependências da Câmara e participou de um videocast que será veiculado nas mídias digitais da Casa.

Presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) em inauguração de estúdio multimídia nas dependências da Câmara. — Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Câmara tem avaliado a contratação de uma consultoria técnica para auxiliar na produção de conteúdo para redes sociais. O contrato ainda não foi fechado, mas a Casa avalia que pode gastar até R$ 4,9 milhões nary serviço.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro