1 hora atrás 2

Após Senado, Câmara dos EUA vota amanhã fim do shutdown, diz TV americana

Fim no shutdown foi aprovado na segunda-feira no Senado. Foram 60 votos a favor e 40 contra. Após passar pela Câmara, projeto deve seguir para sanção do presidente Donald Trump.

Proposta aprovada pelos senadores inclui diversas medidas. A base do texto é o pacote orçamentário para financiar o governo federal até janeiro próximo. Há ainda três projetos de lei separados: um para custear programas ligados à agricultura, outro para a gastos militares e mais um para cobrir despesas de órgãos legislativos durante a maior parte de 2026. O pacote de propostas prevê ainda uma cláusula que reverte as demissões de servidores federais ocorridas durante a paralisação e garante o pagamento retroativo.

Presidente da Câmara dos EUA diz acreditar ter voto para aprovar fim do shutdown. Ontem, o presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Mike Johnson, afirmou acreditar que possui os votos necessários para aprovar o projeto que permitirá a reabertura do governo federal. "O voto no Senado neste domingo abriu a porta para a reabertura do governo", declarou em fala a repórteres ontem.

Casa Branca prevê retorno ao crescimento de 3%, 4% até primeiro trimestre de 2026, após fim da paralisação. A projeção é do assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, que concedeu entrevista à CNBC nesta terça-feira. Segundo ele, baseado em estimativas de economistas, a paralisação do governo reduziria em cerca de 1% a 1,5% as taxas de crescimento que haviam atingido cerca de 4% no ano passado.

Europa otimista

Bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira por expectativa por fim de shutdown. Em Londres, o FTSE 100 avançou 1,15%, a 9.899,60 pontos, renovando o recorde de fechamento. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,57%, a 24.096,25 pontos. Em Paris, o CAC 40 teve alta de 1,25%, a 8.156,23 pontos. Em Milão, o FTSE MIB avançou 1,24%, a 44.438,88 pontos, nova máxima histórica. Em Madri, o Ibex 35 subiu 1,34%, a 16.399,10 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 caiu 1,44%, a 8.194,68 pontos. As cotações são preliminares.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro