1 ano atrás 35

App para bloquear celular roubado é eleito 'melhor do ano'; conheça

O aplicativo Celular Seguro, desenvolvido pelo Governo Federal, foi eleito o "App do Ano" pelo júri técnico do Prêmio Melhores do Ano TechTudo 2024, que aconteceu nesta segunda-feira (25). A premiação anual escolheu, em sua sexta edição, os melhores celulares, eletrônicos e inteligências artificiais do ano em 14 categorias, que contaram com voto popular e com um júri especializado. Lançado em dezembro de 2023, o app do Governo permite bloquear um smartphone roubado rapidamente, e chegou a um milhão de usuários cadastrados logo no primeiro dia do ano de 2024.

Além do Celular Seguro, participaram da disputa outros aplicativos muito utilizados pelos brasileiros: Uber, iFood, Nubank e Spotify, que recebeu o título de "App do Ano" pela votação aberta com 39,47% dos votos. A partir de critérios como "Relevância em 2024", "Usabilidade", "Downloads" e "Entrega de serviço", os especialistas escolheram o app do Governo Federal como destaque. Pensado para proteger dados sensíveis, como senhas de banco, em caso de furto ou roubo do dispositivo, o Celular Seguro permite bloquear completamente um aparelho perdido em poucos passos. Abaixo, conheça mais detalhes sobre o app e saiba como utilizá-lo.

🎥 REVEJA A TRANSMISSÃO DO MELHORES DO ANO TECHTUDO 2024

 veja vencedores do prêmio do TechTudo

Melhor celular e TV de 2024: veja vencedores do prêmio do TechTudo

Desenvolvido pelo Governo Federal, o aplicativo do Celular Seguro teve destaque em 2024 graças aos números alcançados e recursos desenvolvidos. Em julho, o app alcançou a marca de 60 mil bloqueios de aparelhos, demonstrando a adesão da população à ferramenta. Além disso, foram firmadas parcerias com operadoras como Claro, Vivo e TIM para viabilizar a inutilização dos chips dos telefones roubados após a comunicação do ocorrido pelo usuário.

Em agosto, o Governo Federal anunciou que a ferramenta ganhará um novo recurso para ajudar a recuperar os dispositivos perdidos. Os usuários que desejarem tentar encontrar os aparelhos poderão bloquear apenas os apps e o chip, permitindo que a localização do celular seja acompanhada por policiais, nas bases de monitoramento de dispositivos roubados. Com isso, assim que o aparelho for ativado com uma nova linha telefônica, um aviso será enviado para o dispositivo.

 Reprodução/TechTudo Celular Seguro foi destaque no ano de 2024 — Foto: Reprodução/TechTudo

Para utilizar o Celular seguro, é preciso cadastrar o dispositivo no programa. O aplicativo pode ser encontrado tanto na Google Play Store (Android) quanto na App Store (iPhone). Após baixá-lo e fazer login utilizando sua conta Gov.br, toque em “Registrar telefone” e depois em “Cadastrar telefone”.

Vai ser preciso informar marca, modelo, número de série, operadora, número de telefone e o IMEI do smartphone. Depois, basta confirmar em "Cadastrar". Em caso de furto, perda ou roubo, o usuário pode bloquear o aparelho pelo site ou aplicativo: celularseguro.mj.gov.br.

 Reprodução/TechTudo Como registrar ocorrência no app Celular Seguro — Foto: Reprodução/TechTudo

O dono do aparelho ou um dos contatos de confiança deve entrar na conta Gov.br, tocar em “Registrar Ocorrência”, seguir até “Meus telefones” e preencher informações solicitadas: situação, hora, data e estado da ocorrência. Por fim, basta clicar em “Emitir” para registrar e efetuar o bloqueio.

Com informações de Governo Federal (1 e 2)

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro