A Apple Intelligence, a inteligência artificial (IA) do iPhone e outros aparelhos da Apple, chegou oficialmente ao Brasil. Disponível em outros países desde o lançamento do iOS 18.1, o recurso passou a oferecer suporte ao português somente a partir da versão 18.4 do sistema operacional. A IA da marca reúne uma série de ferramentas e funcionalidades, como a integração com o ChatGPT e uma versão mais inteligente da assistente Siri. Entre os destaques, estão os recursos avançados de criação de imagens — com o Image Playground e o Image Wand —, além de novidades no app Fotos e uma função exclusiva para criação de emojis personalizados. Na matéria a seguir, saiba tudo o que você precisa saber antes de usar a Apple Intelligence.
Apple Intelligence: entenda tudo sobre a IA do iPhone — Foto: Reprodução/Apple Apple Intelligence chegou ao Brasil: o que você precisa saber antes de usar
Neste guia, o TechTudo reuniu tudo o que você precisa saber antes de usar a inteligência artificial (IA) da Apple. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados nesta matéria.
- Recursos disponíveis na Apple Intelligence
- Como ativar a Apple Intelligence
- Quais iPhones são compatíveis
- Privacidade da Apple Intelligence
Recursos disponíveis na Apple Intelligence
1. Integração com o ChatGPT
Uma das grandes novidade da Apple Intelligence é a integração com o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial (IA) desenvolvida pela OpenAI. Com essa novidade, é possível, por exemplo, utilizar o ChatGPT em conjunto com a Siri. Nesse caso, a assistente virtual pode recorrer ao chatbot para responder a determinadas solicitações de forma mais eficiente. O ChatGPT também pode ser usado integrado às ferramentas de escrita para auxiliar na criação de textos e até mesmo de imagens. Na parte visual, a IA pode ser combinada ao Controle de Câmera, o que permite identificar lugares e objetos que estejam ao redor.
Ao ativar a integração com o ChatGPT, o usuário tem total controle sobre o uso do chatbot e pode definir quais informações serão compartilhadas. Não é necessário ter uma conta na plataforma para utilizá-lo com a Apple Intelligence, e, nesse modo, a OpenAI não acessa os dados nem os utiliza para treinar seus modelos de linguagem. No entanto, se o usuário optar por usar uma conta pessoal da OpenAI, estará sujeito às políticas de privacidade da empresa.
ChatGPT está integrado à Apple Intelligence — Foto: Divulgação/Apple 2. Revisar, reescrever e resumir textos com as Ferramentas de Escrita
A Ferramenta de Escrita auxilia na produção de textos em diversos apps, como Notas, Pages, Mensagens, Mail e até aplicativos de terceiros. É possível escolher o tom do texto — profissional, informal ou conciso — de acordo com a necessidade. Outro recurso é o Proofread, que verifica a gramática e sugere melhorias. A ferramenta também permite resumir qualquer conteúdo textual em um parágrafo curto.
Ferramentas de Escrita auxiliam na produção de texto — Foto: Divulgação/Apple 3. Criar imagens com o Image Playground
O Image Playground leva a criação de imagens a um novo patamar. Ele pode ser acessado por um app dedicado ou integrado a outros, como Notas, Freeform e Keynote. A partir de uma ideia ou descrição detalhada, a ferramenta gera imagens incríveis nos estilos Animação, Ilustração ou Desenho. Também é possível criar imagens baseadas em fotos de pessoas salvas na biblioteca.
Image Playground permite criar imagens no estilo Animação, Ilustração e Desenho — Foto: Reproução/Apple 4. Gerar imagens a partir de rascunhos no app Notas
Com o recurso Image Wand, integrado ao app Notas, é possível transformar um rascunho em imagem. Basta desenhar um círculo ao redor do esboço, e a inteligência artificial processa a informação para automaticamente uma versão ilustrada do desenho.
A Apple agora conta com seu próprio gerador de emojis personalizados: o Genmoji. Com o apoio da inteligência artificial, o usuário pode criar ícones com as características que desejar a partir de sugestões em texto na área dedicada à criação do emoji. Durante a geração do ícone, a Apple Intelligence sugere opções, que podem ser combinadas pelo usuário para gerar emojis únicos.
Use o Genmoji para criar emojis exclusivos — Foto: Divulgação/Apple 6. Notificações prioritárias
As notificações prioritárias ajudam a reduzir distrações dando destaque apenas ao que realmente importa. A Apple Intelligence também pode resumir o conteúdo das notificações para facilitar uma leitura mais rápida e objetiva do conteúdo. Além disso, o modo Foco foi aprimorado e agora exibe somente alertas que exigem atenção imediata.
Notificações Prioritárias exibe apenas conteúdos urgentes — Foto: Divulgação/Apple Embora ainda não seja o que a Apple vem prometendo, a Siri está mais inteligente no iOS 18.4, com melhorias que a tornam capaz de executar tarefas mais complexas. Agora, é possível interagir com a assistente tanto por voz quanto por texto. Além disso, a Siri ganhou a capacidade de compreender melhor os hábitos do usuário, o que torna a experiência mais natural, espontânea e personalizada.
Siri está mais espontânea e natural — Foto: Divulgação/Apple 8. Novos recursos no app Fotos
O app Fotos foi atualizado com novos filtros de pesquisa e recursos de organização da galeria. Agora, é possível localizar imagens com descrições específicas, como “tomando sorvete”. Outra novidade é a função Memórias, que cria histórias com base na descrição de uma foto, reunindo automaticamente os arquivos relacionados. O app também ganhou uma ferramenta que remove pessoas ou objetos de fotos e vídeos com facilidade.
App Fotos ganhou novos filtros de busca — Foto: Divulgação/Apple Como ativar a Apple Intelligence?
Para ativar a inteligência artificial (IA) da Apple, acesse 'Ajustes' no dispositivo. Em seguida, toque em 'Apple Intelligence e Siri'. Para finalizar, pressione o botão ao lado de 'Apple Intelligence' e clique em 'Ativar Apple Intelligence'.
Quais iPhones são compatíveis?
De acordo com a Apple, o serviço de inteligência artificial (IA) foi desenvolvida para proteger a privacidade dos usuários. Integrada aos dispositivos da marca, a Apple Intelligence reconhece as informações disponíveis sem a necessidade de coletá-las e armazená-las. Isto é possível graças ao recurso de Computação Privada na Nuvem, na qual os dados nunca não armazenados e são acessados apenas para processar solicitações.
Veja também: Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger
Meta AI Studio chega ao Brasil; veja como criar sua IA no Instagram e Messenger

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
17

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/W/l/LeucrrQWCbxMvTEQBM0A/design-sem-nome-2026-01-19t090130.140.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/a/z/4Gz0I5QqifBJJBAcmNmw/19.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/V/F/SCLvrjSqA2k8Ln4T6cDg/ar-condicionado-portatil-midea.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro