Em manifesto, os signatários disseram que um eventual governo de Sergio Massa representaria a continuidade de ‘um modelo econômico corporativo fracassado’

Nove ex-presidentes de países da América Latina e o escritor Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura, assinaram um manifesto em apoio ao candidato à Presidência da Argentina Javier Milei. O documento foi divulgado no Twitter/X pela chapa “La Libertad Avanza”.
Agradecemos a los ex Presidentes Mauricio Macri, Felipe Calderón, Iván Duque, Mariano Rajoy, Jorge Quiroga, Sebastián Piñera, Vicente Fox, Andrés Pastrana, Luis Fortuño y al Premio Nobel Mario Vargas Llosa por apoyar la candidatura a Presidente de Javier Milei. pic.twitter.com/XMN55YPvRB
— La Libertad Avanza (@LLibertadAvanza) November 12, 2023Além de Vargas Llosa, assinaram o manifesto os colombianos Iván Duque e Andrés Pastrana; os mexicanos Felipe Calderón e Vicente Fox; o boliviano Jorge Quiroga; o porto-riquenho Luis Fortuño; e o chileno Sebastián Piñera.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Mauricio Macri, ex-presidente da Argentina, e Mariano Rajoy, presidente do governo da Espanha entre 2011 e 2018, também assinaram o documento.
Milei disputa a Presidência com o peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia, no próximo domingo, 19.
“Massa representa a continuidade de um modelo econômico fracassado e de instituições que mantêm um estancamento permanente há décadas”, diz o documento.

No comunicado, os ex-presidentes dizem que têm “muitas diferenças” com Milei, mas acreditam em seus ideais de liberdade. Eles dizem que o candidato argentino “tem um diagnóstico muito correto sobre o problema da economia do país”.
Leia também: “Argentina: Milei compara voto na esquerda a desfecho do filme Titanic“
Também afirmam que um eventual governo de Massa representaria a continuidade de “um modelo econômico corporativo fracassado”. Para eles, seu plano é um projeto original de Néstor e Cristina Kirchner, que visa a alcançar a hegemonia política à custa do dinheiro público.
“Os signatários abaixo consideram que um novo mandato kirchnerista sepultaria os frágeis anticorpos que a Argentina ainda tem”, concluem os ex-presidentes.
Leia mais: “Javier Milei chama Lula de ‘comunista’ e ‘corrupto'”
Milei atraiu a maior parte dos votos de Patricia Bullrich, que representa a direita tradicional e passou a apoiar o ex-adversário no segundo turno. Ela ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 23,8% dos votos.
Canal Oeste
Ver todos
Nossos colunistas
A Revista Oeste utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de privacidade
Newsletter
Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU) 

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/3/h/Nhi6zBRrafYNWoLVQLkw/globo-canal-4-20250911-1600-frame-412078.jpeg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro