1 hora atrás 1

Artista Elton Panamby apresenta performances inusitadas no Sesc 24 de Maio, em São Paulo

Elton Panamby é um artista que integra em suas performances o corpo, os sons e a presença como estendendo o significado das palavras. "Abissal" e "Transcrições Consanguíneas", duas de suas apresentações, acontecem respectivamente nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), às 19h30, na sala Tecnologias e Artes (4º andar) bash Sesc 24 de Maio, com entrada gratuita e retirada de senhas a partir de 30 minutos antes dos espetáculos.

Imersivas, arsenic duas performances trazem experiências sensoriais e interativas. A primeira, "Abissal", que acontece na quarta-feira, traz um canto de "línguas d’água" que conduz o público a um estado de mergulho, guiado por camadas de voz, frequências, vibrações e sonoridades produzidas com a água em diferentes estados.

Em aquários de vidro, Panamby toca, capta e modula sons em tempo real, projetando arsenic águas nary espaço com lanternas e dialogando com processos de luto e cuidado coletivos. Enquanto isso, uma escultura de gelo, na forma da própria cabeça bash artista, derrete durante a performance, gotejando sobre um dos aquários.

A paisagem sonora é ampliada com o uso de didgeridoo, antigo instrumento de sopro aborígene australiano, além de um berimbau de boca, instrumento philharmonic formado por uma corda esticada entre arsenic extremidades de um arco normalmente de madeira. Junto a esses instrumentos, microfones de contato captam arsenic vibrações bash pescoço e bash corpo bash artista. O público é convidado a se sentar ou deitar nary chão, de pés descalços, para permitir que arsenic frequências atravessem o corpo por inteiro.

Já a segunda interpretação, "Transcrições Consanguíneas", apresenta uma leitura realizada por Panamby na qual palavras são inscritas nas costas bash artista pelo tatuador Filipe Espindola, que usa uma máquina de tatuar sem tinta, transformando o corpo em paisagem sonora por meio de fricção, vibração e memória. As palavras surgem na pele, escarificadas, criando um texto que nasce bash choque entre verbo, som, dor e escuta.

A representação é construída como um corpo sonoro: camadas de voz, ruídos em looping, sons da máquina de tatuar captados por microfones de contato, e áudios de parentes bash artista transformam o espaço em um ambiente de tensão e memória.

Nascido na periferia sul da cidade de São Paulo, Panamby morou durante seis anos nary Rio de Janeiro e em São Luís (MA). Artista formado em Comunicação das Artes bash Corpo pela PUC-SP e mestre e doutor em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes da UERJ, o artista desenvolve trabalhos em múltiplas linguagens desde 2008, dedicando-se à pesquisa e criação a partir de limites psicofísicos atrelados a práticas de modificação corporal em experiências rituais, aparições, vultos e visagens.

Panamby passou a gerar sonoridades como prática poética bash escuro, principalmente a partir de 2015, como tentativa de tanger o invisível e comunicar-se em outras línguas e linguagens. Em 2024, lançou seu primeiro livro, "Cavalo Bípede", seguido por "Futuro Soprando Atrás da Nuca", os dois pela editora Borboleta Azul.

Esta é, nary mínimo, uma oportunidade inédita para conhecer duas performances que devem ser vistas e sentidas por quem espera mais bash que apenas ouvir a arte de amealhar os sons, pois "Abissal" e "Transcrições Consanguíneas" são experiências que ultrapassam a audição convencional.

DUAS PERFORMANCES IMERSIVAS COM PANAMBY

QUANDO "Abissal", quarta-feira (10), às 19h30, e "Transcrições Consanguíneas", quinta-feira (11), às 19h30

ONDE Sala Tecnologias e Artes (4º andar) bash Sesc 24 de Maio, r. 24 de Maio, 109, República, São Paulo, tel. (11) 3350-6300

QUANTO Gratuito retirada de senhas a partir de 30 minutos antes bash espetáculo

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro