1 ano atrás 68

ASML tem resultado abaixo do esperado no 1º tri

O grupo holandês está observando uma calmaria na demanda por suas máquinas mais avançadas, mas se preparando para um 2025 forte devido à demanda por aplicações de inteligência artificial e chips de memória, inclusive do principal cliente, a TSMC, que fabrica chips para Nvidia e Apple.

A ASML domina o mercado de sistemas de litografia, máquinas que podem custar centenas de milhões de euros cada e que usam feixes de luz para criar circuitos microscópicos. A empresa deve se beneficiar das novas fábricas de chips planejadas com o apoio dos governos de Taiwan, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

As novas encomendas registradas no primeiro trimestre somaram 3,6 bilhões de euros, bem abaixo dos 5,4 bilhões previstos por analistas consultados pela Reuters.

Analistas e investidores afirmam que as muitas fábricas de microprocessadores que estão sendo construídas globalmente precisarão de equipamentos da ASML, acrescentando que seria um problema se os novos pedidos de máquinas não chegassem até o final deste ano.

"Embora seja decepcionante, não devemos dar muita importância ao fato de que a entrada de pedidos é notoriamente irregular", disse Marc Hesselink, analista do ING.

Atualmente, a ASML também obtém cerca de 25% do resultado com serviços, manutenção e atualizações de sua crescente base instalada de equipamentos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro