7 meses atrás 32

Associação Internacional de Documentários pede 'libertação imediata' do cineasta palestino preso por militares de Israel

A Associação Internacional de Documentários se manifestou nesta segunda (24) após a notícia do linchamento e da prisão de Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário vencedor do Oscar 2025 "Sem Chão". Em um comunicado, a associação pediu pela "libertação imediata" do cineasta, além de informações sobre o seu paradeiro e estado de saúde.

"Exigimos a libertação imediata de Ballal e que sua família e comunidade sejam informadas sobre sua condição, localização e a justificativa para sua detenção", diz o comunicado.

Segundo o jornal israelense "Haaretz", Ballal foi linchado por colonos israelenses e detido por militares das Forças de Defesa de Israel que atuam na Cisjordânia.

Ele e outro codiretor do filme, Basel Adra, são os primeiros palestinos vencedores do Oscar. Adra testemunhou o ataque.

Segundo o relato de Yuval Abraham, jornalista israelense que também dirigiu o documentário, após ser ferido por colonos, Ballal foi colocado em uma ambulância, mas retirado por militares israelenses enquanto recebia tratamento.

As Forças de Defesa de Israel disseram que estão investigando o caso, mas não deram outros detalhes.

Leia o comunicado da Associação Internacional de Documentários, na íntegra:

Mais cedo hoje, 24 de março, o codiretor do "Sem Chão", Hamdan Ballal, foi violentamente atacado e sequestrado na Cisjordânia. Esta notícia foi relatada pela primeira vez em postagens de mídia social publicadas pelos colaboradores do No Other Land de Ballal, Basel Adra e Yuval Abraham. O The Guardian relatou mais tarde que testemunhas dizem que Hamdan Ballal foi atacado por colonos armados na Cisjordânia e entregue ao IDF.

Exigimos a libertação imediata de Ballal e que sua família e comunidade sejam informadas sobre sua condição, localização e a justificativa para sua detenção.

Palestino vencedor do Oscar é linchado e preso por israelenses, diz jornal

Palestino vencedor do Oscar é linchado e preso por israelenses, diz jornal

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro