4 semanas atrás 5

Ataque russo com 500 drones e mísseis mata 20 na Ucrânia e deixa países da Otan em alerta

Um ataque russo massivo nesta quarta-feira (19) com mais de 500 drones e mísseis no oeste da Ucrânia deixou 20 mortos, incluindo duas crianças, e dezenas de feridos, segundo autoridades locais.

O ataque, ocorrido durante a madrugada, atingiu Ternopil e se tornou um dos mais mortais no oeste ucraniano desde o início da guerra da Ucrânia. A cidade fica em uma área relativamente tranquila do oeste do país, para onde muitos moradores do leste e do sul se mudaram ao fugir dos perigos da linha de frente.

“Em Ternopil, edifícios residenciais de nove andares foram atingidos, causando incêndios. Infelizmente, há destruição significativa e pode haver pessoas presas sob os escombros. (...) Cada ataque descarado contra a vida cotidiana mostra que a pressão sobre a Rússia [para parar a guerra] ainda é insuficiente”, afirmou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em publicação na rede social X.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Zelensky afirmou que instalações de energia, transporte e infraestrutura civil foram danificadas pelo ataque russo, e que equipes de resgate foram mobilizadas para socorrer as vítimas.

Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, a Rússia lançou 476 drones de ataque e 48 mísseis no que chamou de um "ataque combinado contra a infraestrutura crítica" do país. O bombardeio foi repelido por aviões, mísseis antiaéreos, sistemas antidrones e baterias móveis de mísseis, e 483 dos 524 projéteis foram derrubados, segundo a pasta.

Segundo o presidente ucraniano, outras regiões ucranianas foram alvejadas pelo ataque russo, como Lviv (oeste), Ivano-Frankivsk (sudoeste), Mykolaiv (sul), Chercássi (centro), Kiev (norte), Chernigov (norte), Dnipro (centro-leste) e Donetsk (sudeste).

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que atacou instalações energéticas e alvos do complexo militar-industrial ucraniano, incluindo depósitos de drones de longo alcance, em retaliação a ataques de Kiev em território russo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro