8 meses atrás 13

Atualizou o seu Android? Revise esses 5 ajustes IMEDIATAMENTE

A atualização do Android traz novos recursos e funcionalidades para o celular. No entanto, o update do sistema operacional pode modificar alguns ajustes do dispositivo sem o usuário perceber. Neste caso, o recomendado é revisar essas configurações logo após a conclusão da instalação para não ser pego de surpresa. Verifique, por exemplo, funções básicas como o nível do brilho da tela ou se os aplicativos também precisam ser atualizados. Pensando em quem atualizou o aparelho recentemente, o TechTudo preparou uma lista com configurações que vale dar uma olhada.

 Rubens Achille/TechTudo Revise esses ajustes após a atualização do Android — Foto: Rubens Achille/TechTudo

Atualizou o Android? Revise esses ajustes IMEDIATAMENTE

Nesta matéria, o TechTudo lista todos os ajustes que você deve revisar imediatamente após instalar uma atualização do Android. Confira, abaixo, os tópicos que serão abordados.

  1. Revise suas configurações básicas
  2. Atualize seus aplicativos
  3. Verifique o espaço de armazenamento
  4. Relate qualquer bug
  5. Faça a restauração de fábrica, se necessário

1. Revise suas configurações básicas

Após concluir a atualização do Android, a primeira coisa a fazer é revisar as configurações básicas do aparelho. Às vezes, o update altera alguns ajustes, como o aumento do brilho da tela, por exemplo. Vale também verificar as preferências de dados móveis e as opções de carregamento da bateria, que podem ter sido modificadas sem que o usuário perceba. Por fim, confira as configurações de privacidade do dispositivo.

2. Atualize seus aplicativos

A atualização do Android também pode impactar o funcionamento dos aplicativos instalados no celular. Por isso, sempre que uma nova versão do sistema for instalada, o recomendado é verificar se há atualizações disponíveis para os apps. Geralmente, o próprio sistema indica quando há updates, mas, neste caso, vale a pena conferir manualmente.

Para atualizar todas as ferramentas de uma só vez, abra a Google Play Store, toque na sua foto de perfil no canto superior direito da tela e selecione “Gerenciar aplicativos e dispositivo”. Depois, pressione “Atualizar tudo” e aguarde a conclusão do processo.

 Reprodução/Diego Cataldo Atualize todos os aplicativos do celular — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

3. Verifique o espaço de armazenamento

É comum que uma atualização do Android ocupe mais do armazenamento interno do celular. Se o espaço do seu aparelho for limitado ou estiver quase cheio, é importante verificar o status do armazenamento. Vale mencionar que o Google recomenda manter pelo menos 10% de espaço livre para não comprometer o desempenho do dispositivo.

Para isso, acesse “Configurações”, vá em “Assistência do aparelho” e toque em “Armazenamento” para obter informações detalhadas. Se o espaço estiver quase esgotado, limpe o cache dos apps, esvazie a lixeira e exclua conteúdos offline. Também vale considerar deletar aplicativos pouco utilizados e fazer backup de fotos e vídeos na nuvem.

 Reprodução/Diego Cataldo Verifique o armazenamento interno do Android — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Por isso, a maioria dos aparelhos Android conta com uma ferramenta para relatar falhas diretamente ao Google (desenvolvedor do sistema) ou ao fabricante do dispositivo. Em aparelhos Samsung, abra o aplicativo Members e clique no menu "Suporte", localizado no canto direito inferior da tela. Em seguida, pressione nos três pontinhos horizontais no alto da tela e toque em "Configurações". Agora, clique em "Relatórios de erros automáticos" e, por fim, movimente o botão para direita em "Relatórios de erros críticos".

 Reprodução/Diego Cataldo Observe se há bugs na atualização e envie relatórios de falhas — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

5. Faça a restauração de fábrica, se necessário

Como mencionado anteriormente, algumas atualizações do Android podem apresentar bugs — que vão desde travamentos simples até problemas mais graves, como superaquecimento, lentidão excessiva e outros. Se mesmo após alguns dias da instalação finalizada os problemas persistirem, considere redefinir o aparelho para as configurações de fábrica.

Embora alguns modelos realizem esse processo sem apagar os dados, o recomendo é fazer um backup completo dos seus arquivos para garantir que nenhum seja perdido durante o processo. Feito isso, acesse “Configurações”, role a tela até o final e clique em "Sobre o telefone". Em seguida, toque em "Restaurar" e siga as instruções para iniciar a redefinição de fábrica.

 Reprodução/Diego Cataldo Saiba como restaurar o Android para as configurações de fábrica — Foto: Reprodução/Diego Cataldo

Veja também: Novo Android? Saiba tudo sobre a nova atualização 16 do sistema operacional!

Novo Android? Saiba tudo sobre a nova atualização 16 do sistema operacional!

Novo Android? Saiba tudo sobre a nova atualização 16 do sistema operacional!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro