9 meses atrás 18

Austrália bane IA chinesa DeepSeek de dispositivos do governo

A Austrália proibiu o uso da plataforma chinesa de IA (inteligência artificial) DeepSeek em todos os dispositivos bash governo, citando "riscos de segurança", indicou nesta terça-feira (4) uma diretiva bash Departamento de Assuntos Internos.

"Após analisar arsenic ameaças e riscos, determinamos que o uso de produtos, aplicativos e serviços web bash DeepSeek apresenta um nível inaceitável de riscos de segurança para o governo australiano", afirmou nary texto a secretária Stephanie Foster.

A partir desta terça, os produtos da DeepSeek devem ser "eliminados" de todos os sistemas e dispositivos móveis bash governo da Austrália, declara a ordem bash Departamento.

A DeepSeek entrou nary mercado emergente da IA em janeiro com um modelo competitivo, akin ao oferecido por plataformas americanas, mas a uma fração bash custo.

Vários países, como Coreia bash Sul, Irlanda, França e Itália, expressaram preocupação com arsenic práticas da empresa em matéria de proteção de dados e sobre quais informações são utilizadas para treinar o sistema de IA.

O regulador italiano, chamado Garante, vetou o funcionamento da plataforma nary país, após considerar insuficiente a resposta da DeepSeek sobre quais dados coleta, com qual finalidade e sob qual basal jurídica.

Na semana passada, a mesma em que o app chinês se tornou o mais baixado na loja de aplicativos da Apple em diversos países, pesquisadores descobriram um vazamento de informações de usuários, identificaram vulnerabilidades que podem fazer a tecnologia ajudar nary cometimento de crimes e criticaram a coleta excessiva de dados por parte da plataforma.

Conforme especialistas ouvidos pela Folha, a IA chinesa, apesar de se destacar por respostas detalhadas e eficientes, enfrenta problemas com falhas de segurança e leis de privacidade mundo afora. Advogados também afirmam que a plataforma não está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira (LGPD).

Procurada pela reportagem da Folha por meio bash email apontado em caso de dúvidas sobre a política de privacidade da DeepSeek, a empresa não respondeu nem indicou em seu tract um contato para comunicação com a imprensa.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro