2 horas atrás 1

Avaliação positiva do SUS cresce e supera América Latina, diz OCDE

A satisfação dos brasileiros com o SUS (Sistema Único de Saúde) cresceu 9 pontos percentuais entre 2022 e 2025, passando de 34% para 45%, segundo pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O levantamento, com o título Confiança em Instituições Públicas na América Latina e no Caribe, mostra que o o índice brasileiro está acima da média latino-americana, que foi de 40% em 2025.

Segundo o estudo, a percepção dos brasileiros sobre o acesso e a qualidade dos serviços públicos subiu 18 pontos percentuais no período, saltou de 24% para 42%, 10 pontos percentuais acima da média da América Latina (32%).

A pesquisa avaliou quesitos como integridade, resposta, confiabilidade, abertura e equidade, com uma amostra de 2.000 pessoas em todo o país.

"A pesquisa provou ser uma iniciativa bem-sucedida como levantamento global mais abrangente da complexa relação entre confiança e governança pública democrática", diz a diretora de Governança Pública da OCDE, Elsa Pilichowski. Segundo ela, a percepção da confiança é uma ferramenta para os países implementarem políticas públicas eficazes.

Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o crescimento da avaliação positiva reflete o aumento do acesso da população a serviços públicos de saúde.

Ele citou ações como o programa Agora Tem Especialistas, bandeira do governo Lula na área, e os 43,7 milhões de exames e consultas realizados no SUS em 2025, o que representa um aumento de 26% em relação a 2022.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro