4 semanas atrás 7

Avião da Índia cai durante show aéreo em Dubai, e piloto morre

O HAL Tejas, um avião de combate utilizado pela Força Aérea Indiana, caiu enquanto realizava um voo de demonstração para o público.

Não ficou imediatamente claro se o piloto ejetou ou se alguém ficou ferido no incidente.

Fumaça preta subiu sobre o Aeroporto Internacional Al Maktoum, no Dubai World Central, enquanto uma multidão de espectadores assistia, e sirenes soaram após a queda.

O segundo aeroporto da cidade-estado estava sediando o Dubai Air Show, evento bienal que já contou com grandes encomendas de aeronaves tanto da companhia aérea Emirates, de longa distância, quanto de sua irmã de baixo custo, a FlyDubai.

O Tejas é um avião de combate de fabricação nacional indiana, construído pela estatal Hindustan Aeronautics Limited. Espera-se que o jato leve e monomotor reforce a frota de caças da Índia, que está debilitada, à medida que a China expande sua presença militar no Sul da Ásia, inclusive fortalecendo os laços de defesa com o Paquistão, rival da Índia.

Em setembro, o Ministério da Defesa da Índia assinou um contrato com a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) para a aquisição de 97 jatos Tejas para a Força Aérea. As entregas devem começar em 2027.

O governo indiano também assinou um acordo com a HAL em 2021 para 83 aeronaves Tejas. As entregas, previstas para o ano passado, foram adiadas principalmente devido à escassez de motores que precisam ser importados dos Estados Unidos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro