Segundo o especialista, mesmo quando há cobertura do FGC, o teto é insuficiente para evitar perdas vultosas em depósitos de maior porte, com uma cobertura pequena para depósitos grandes. O professor destaca que empresas também enfrentam prejuízos relevantes.
Hoje mesmo uma empresa soltou uma nota, um fato relevante, dizendo que tinha R$ 430 milhões do seu caixa aplicado em CDBs do Banco Master.
Ela já havia reconhecido uma parte dessa perda e reconheceu mais de R$ 260 milhões hoje. Então, a gente está falando de um impacto para diversas empresas que não será de pequena monta, será bastante irrazoável.
Clemens Nunes, professor de economia da FGV
Nunes ressalta que o FGC cobre apenas até o limite pré-estabelecido, o que deixa parte dos investidores sem ressarcimento, principalmente em aplicações atraídas por taxas elevadas de captação e prazos longos.
O FGC tem recursos para honrar essas obrigações dentro dos limites pré-estabelecidos. Alguns não vão ter, certo? Porque ultrapassaram esse limite.
Mas o fato dessa dispersão de captação de fato possibilitou que eles conseguissem um nível de captação muito elevado. Eles ofereciam retornos muito atrativos, com taxas muito elevadas de captação e também por prazos muito longos.
Clemens Nunes, professor de economia da FGV

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro