2 semanas atrás 3

Banco Master usou boa-fé do sistema financeiro, diz economista

O Banco Master chegava em alguns cenários a pagar mais de 180% de CDI, o que é considerado realmente um valor extremamente alto. Desde 2022 havia essa percepção de que alguma coisa podia estar errada na saúde financeira do Banco Master E o que aconteceu é óbvio.

Eles ofereciam retornos muito elevados, mas para conseguir pagá-los a quem está te emprestando dinheiro também é preciso ter um lucro alto. Eles repassavam esse recurso a instituições no final do dia, que eram devedores mais arriscados.

Isso afunilou a possibilidade de que essas operações do Banco Master conseguissem de alguma forma ou em algum momento se tornassem saudáveis, porque realmente se criou uma bola de neve. Juliana Inhasz, economista

A economista destaca que a fraude ficou evidente quando o banco declarou ativos de uma empresa que, segundo apurações, nem existia, apenas para inflar artificialmente seu balanço.

Os títulos falsos provavelmente configuram mais a fraude da instituição. Para garantir ao sistema financeiro e aos órgãos reguladores que eles tinham a liquidez necessária para as operações, eles fizeram uma manobra contábil para dizer que eles haviam comprado alguns ativos de uma empresa, que aparentemente nem existe e não houve desembolso.

Eles colocam isso dentro dos seus direitos dentro do balanço e acabam vendendo parte desses ativos inclusive para o próprio BRB. Isso configurou uma fraude. Usou a boa fé do sistema financeiro para conseguir fazer uma operação tentando garantir uma liquidez que realmente não existe. Juliana Inhasz, economista

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro