1 semana atrás 8

Bancos que atuam com criptoativos terão novas regras do Banco Central

Banco Central lançou consulta pública para definir regras de capital para instituições financeiras que atuam nos mercados de ativos digitais.
Banco Central lançou consulta pública para definir regras de capital para instituições financeiras que atuam nos mercados de ativos digitais. Imagem: Adobe

O Banco Central lançou nesta quinta-feira (30) proposta de regras de capital para instituições financeiras que atuam nos mercados de ativos virtuais, como criptomoedas e tokens. O texto limita a exposição que bancos podem ter nesses ativos e proíbe atuação de pequenas empresas financeiras nesses negócios.

O que aconteceu

Banco Central lançou consulta pública antes de baixar regras para instituições financeiras que operam com ativos digitais. No texto, o órgão regulador do mercado financeiro brasileiro propõe regras "prudenciais" para exposições a ativos virtuais e tokens, em conformidade com as recomendações do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária.

Empresas financeiras terão limites para a quantidade de ativos como criptomoedas em seu poder, dependendo da classificação desses ativos. O Banco Central propõe classificar os criptoativos em quatro subgrupos, segundo os níveis de risco de cada um (do mais seguro para o mais arriscado):

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro