Publicado em 24/10/2025 - 12h00
Entre os maiores vilões da conta de luz no Brasil, o chuveiro elétrico ocupa posição de destaque. Presente na maioria dos lares, o equipamento tem potência elevada para aquecer a água em poucos segundos — e quanto mais longo o banho, maior o impacto no orçamento.
"Imagine o efeito de reduzir dois minutos do tempo do banho. Em uma casa com quatro pessoas, isso representa 60 minutos a menos por mês e pode equivaler ao valor de uma conta de energia economizada ao longo do ano", calcula Alan Henn, engenheiro eletricista e CEO da Voltera, em entrevista ao Economia Real.
Segundo o especialista, banhos de 10 minutos podem gerar até R$ 300 de gasto anual apenas com o uso do chuveiro: "Pequenas atitudes no dia a dia fazem diferença no fim do mês. Apagar as luzes dos ambientes que não estão sendo utilizados é fundamental. Ainda há casas com lâmpadas incandescentes, que consomem até sete vezes mais que as fluorescentes".
Outra recomendação é realizar manutenções periódicas em aparelhos elétricos que consomem muita energia. "Revisões a cada dois anos em ar-condicionado, geladeiras e chuveiros garantem eficiência e evitam desperdícios", acrescenta Henn.
Ao combinar mudanças de hábito com cuidados técnicos, o consumidor pode reduzir a conta de energia sem abrir mão do conforto. Uma fatura mais baixa, afirma o engenheiro, é resultado direto da disciplina e da consciência no consumo de eletricidade.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
4






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro