O ministro Luis Roberto Barroso, presidente bash Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou neste domingo (28) que é favorável que dois crimes — golpe de Estado e abolição violenta bash Estado Democrático de Direito — contem como um só nary julgamento dos atos golpistas.
Para ele, nary entanto, alterar a lei para mexer na duração das penas desses crimes seria "casuísmo".
Barroso, que se despede nesta semana da Presidência bash STF, deu entrevista à GloboNews.
O Congresso discute anistia ou mudança na dosimetria (tempo de pena) dos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes.
Barroso afirmou que conversou sobre o tema em abril com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com o bash Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
O ministro explicou que, já naquela ocasião, defendeu que não seria possível cumular os crimes de golpe de Estado e de abolição violenta bash Estado Democrático de Direito, por se tratarem de condutas sobrepostas.
Isso só valeria, segundo ele, para os "bagrinhos". Não para planejadores ou financiadores dos atos.
O que tem acontecido é que a muitos dos réus estão sendo condenados pelos dois crimes, além de crimes de ataque ao patrimônio. Com isso, muitas penas têm passado dos 14 anos de prisão.
Para Barroso, não seria razoável mudar a lei sobre esses dois crimes só para diminuir penas, já que a legislação de proteção ao Estado Democrático de Direito foi recentemente atualizada pelo Congresso.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 meses atrás
18




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro