O aumento repentino no consumo de bateria dos celulares Android e iPhone (iOS) pode acontecer devido a atualizações do sistema operacional. Embora isso possa causar preocupações à primeira vista, existem algumas explicações para o problema. Longos processos em segundo plano durante a instalação e a adição de novos recursos (principalmente de inteligência artificial) são, por exemplo, responsáveis por uma exigência maior de energia. A seguir, confira cinco motivos para o elevado consumo de bateria após atualização do sistema operacional.
Bateria do celular acabando rápido após atualização do sistema operacional? Veja 5 motivos — Foto: Shutterstock Bateria do celular acabando rápido após atualização do sistema operacional? Veja 5 motivos
O TechTudo preparou uma matéria listando cinco motivos que explicam o alto consumo de bateria após o update do sistema operacional. No índice abaixo, confira os tópicos que serão abordados.
- Aumento de atividade em segundo plano
- Novos recursos podem consumir mais bateria
- Atualizações podem alterar configurações da bateria
- Aumento no tempo de tela
- Bugs podem drenar a bateria
1. Aumento de atividade em segundo plano
Após a atualização recente do iOS para a versão 18.4, muitos usuários de iPhone relataram que a bateria passou a acabar mais rápido. A explicação para isso — válida para qualquer celular — é simples. Durante a instalação do novo sistema operacional, o aparelho executa diversas tarefas em segundo plano, como indexação de dados e reorganização de recursos. Essa atividade pesada e contínua, somada ao uso do dispositivo no dia a dia, acelera o consumo de energia. Quando o processo termina, a tendência é que o desempenho volte ao normal.
Atividades em segundo plano durante atualização do software podem drenar a bateria — Foto: Divulgação/Apple 2. Novos recursos podem consumir mais bateria
Grandes atualizações costumam introduzir novos recursos, o que pode aumentar o consumo de bateria. Em tempos de smartphones com inteligência artificial integrada — como a Apple Intelligence e a Galaxy AI —, esse consumo tende a ser ainda maior. Além disso, funções como rotinas automatizadas e localização ativa operando em segundo plano podem se tornar vilãs da bateria. Se você notar uma queda brusca na autonomia do componente após uma atualização, vale revisar os recursos ativos e desativar aqueles que não são essenciais.
Novos recursos de inteligência artificial consomem mais bateria — Foto: Rubens Achilles/TechTudo 3. Atualizações podem alterar configurações da bateria
Algumas atualizações alteram intencionalmente as configurações da bateria, com a ideia de preservar a saúde e prolongar a vida útil do componente. Isso pode, entre outras coisas, fazer com que o aparelho limite a carga total ou reduza o tempo de carregamento. Por isso, é importante verificar as configurações após uma atualização para garantir que estejam alinhadas com suas preferências.
Revise as configurações da bateria — Foto: Danilo Paulo/TechTudo 4. Aumento no tempo de tela
Pode parecer bobagem, mas o aumento de tempo de tela é um dos motivos que elevam o consumo de bateria. Após uma grande atualização de software, com novidades e mudanças na interface, é natural que o usuário passe mais tempo explorando cada novo detalhe do aparelho. Naturalmente, quanto mais tempo o dispositivo permanece ativo em uso, maior será o gasto de energia.
Aumento no tempo de tela para conferir as novidades do update podem consumir mais bateria — Foto: Mariana Saguias/TechTudo 5. Bugs podem drenar a bateria
Embora as atualizações sejam projetadas para melhorar o desempenho do celular, nem sempre elas estão livres de falhas. Um exemplo recente foi a interrupção da atualização da Samsung para a One UI 7 devido a um bug crítico. E esses bugs podem ser diversos, incluindo um inesperado consumo elevado da bateria. Além disso, os aplicativos instalados no celular podem não estar otimizados para a nova versão do sistema operacional e, como consequência, drenar a bateria do dispositivo. Em ambos os casos, a única coisa a ser feita é aguardar que a fabricante do aparelho e a desenvolvedora do app lancem atualizações que corrijam os bugs.
Bugs podem elevar o consumo da bateria — Foto: Reprodução/Notebookcheck Assista também: Novo Android? Saiba tudo sobre a nova atualização 16 do sistema operacional!
Novo Android? Saiba tudo sobre a nova atualização 16 do sistema operacional!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
8
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/W/l/LeucrrQWCbxMvTEQBM0A/design-sem-nome-2026-01-19t090130.140.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/a/z/4Gz0I5QqifBJJBAcmNmw/19.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/V/F/SCLvrjSqA2k8Ln4T6cDg/ar-condicionado-portatil-midea.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2026/U/c/M8YZKXSbOH3MzcCAu0Cg/filament-bulb-lying-euro-coins.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro