5 horas atrás 1

BC começa hoje reunião que deve manter Selic no maior nível desde 2020

Mercado prevê estabilidade da taxa Selic. A mediana das expectativas dos analistas entende que a taxa básica de juros seguirá em 15% ao ano pela terceira vez seguida. O nível atual é o mais alto desde agosto de 2006 e foi alcançado em junho após seis altas consecutivas.

Copom deixou o futuro dos juros em aberto. Na ata da última reunião, os diretores da autoridade monetária defenderam a manutenção dos juros em patamares elevados por "período bastante prolongado". Eles também não descartam a possibilidade de retomar o ciclo de ajustes para atingir o objetivo de trazer a inflação de volta ao centro da meta.

Para assegurar a convergência da inflação à meta em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado.
Ata da 273ª reunião do Copom

Veredito desta semana é o penúltimo deste ano. Após a definição estabelecida amanhã, os diretores do BC só voltam a estabelecer o patamar da taxa de juros no dia 10 de dezembro. Há expectativa de uma nova manutenção da Selic, com perspectiva de início de um ciclo de cortes em janeiro, com uma queda estimada de 0,25 ponto percentual dos juros básicos, para 14,75% ao ano.

Definição tem a Selic como ferramenta para conter a inflação. Principal instrumento de política monetária para controlar os preços, a taxa básica ajuda a estimular ou inibir o consumo das famílias e, consequentemente, resulta na elevação dos preços ao ser reduzida. Já quando a Selic sobe, os investimentos ficam mais atrativos e o menor volume de compras abre caminho para reduzir a inflação.

Desaceleração da inflação eleva chance de queda da Selic. A prévia da inflação de outubro ficou abaixo das expectativas (+0,18%) e levou a taxa acumulada em 12 meses de 5,32% para 4,94%. O movimento é observado com atenção e fez os analistas do mercado financeiro projetarem uma variação acumulada do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) próxima ao limite superior da meta de 3%, que tem faixa de tolerância de 1,5 ponto percentual (de 1,5% a 4,5%).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro