1 semana atrás 7

BC dos EUA confirma expectativas e reduz juros ao menor nível em três anos

O corte foi aprovado apesar da inflação em alta. O comitê admite que ela "subiu desde o início do ano e permanece um tanto elevada", mas "o comitê busca atingir o máximo emprego e uma inflação de 2% no longo prazo".

Em apoio aos seus objetivos e à luz da mudança no equilíbrio de riscos, o Comitê decidiu reduzir a meta para a taxa de juros dos fundos federais em 0,25 ponto percentual, para 3,75 a 4%.
Nota oficial do Fomc

A votação pela queda de 0,25 ponto percentual não foi unânime. Dos 12 membors do comitê, o nome indicado pelo presidente americano Donald Trump, Stephen I. Miran, votou por uma redução de 0,5 ponto percentual, enquanto Jeffrey R. Schmid votou para não alterar a taxa de juros.

Investidores projetam novo corte de 0,25 ponto percentual em dezembro. Após o veredito de hoje atender à expectativa quase unânime do mercado financeiro, os analistas preveem a manutenção da sequência de quedas. Para o mês de dezembro, o relatório do CME Group mostra que 87,1% dos investidores preveem que a faixa dos juros dos EUA será reduzida para o intervalo entre 3,5% e 3,75% ao ano. A manutenção da taxa é esperada por 12,6%.

Sobre cortes futuros na taxa de juros, o Fomc disse estar "preparado para ajustar a postura da política monetária conforme apropriado". A mudança de rota só ocorrerá "caso surjam riscos que possam impedir a consecução das metas do comitê".

Donald Trump pressiona o BC dos Estados Unidos pela queda dos juros. Desde que reassumiu a presidência em janeiro, o republicano cobra integrantes da autoridade monetária pelos cortes. Diante da situação, já ameaçou retirar Powell do cargo e demitiu a diretora Lisa Cook, que se recusou a deixar o posto. Assim como na reunião anterior, hoje ela votou pela redução na taxa de juros. Ontem, Trump voltou ao pressionar o Fed ao dizer que o presidente do Fed é "incompetente". Em junho, ele declarou desejar que os juros fossem reduzidos a 1% ao ano.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro