Previsão de crescimento da indústria foi ajustada de 1% para 1,6%. A alta é motivada pela elevação nas estimativas para todos os segmentos da atividade, em especial a indústria extrativa e do segmento de eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos. "Também pesou a surpresa positiva no terceiro trimestre, atribuída principalmente à produção de petróleo acima do esperado", avalia o BC.
Autoridade monetária reduz previsão de crescimento dos serviços. Na contramão da agropecuária e da indústria, a projeção de crescimento do setor responsável por cerca de 70% do PIB nacional foi reduzida de 1,8% para 1,7%. A perspectiva negativa aconteceu mesmo com elevação nas estimativas para comércio, transportes e administração, saúde e educação públicas.
Os principais destaques foram a revisão altista para o segmento de transporte e a baixista para os serviços de intermediação financeira.
Relatório de Política Monetária
Projeção para as exportações foi elevada de 3% para 4%, enquanto a estimativa para as importações passou de 4,5% para 5%. O BC afirma que as revisões refletem a incorporação dos dados de comércio exterior disponíveis para o quarto trimestre e, no caso das exportações, também a aceleração mais intensa do que a esperada no terceiro trimestre.
Inflação
Chance de estouro do teto da meta neste ano sobe recua de 71% para 26%. A edição do Relatório de Política Monetária reduz de 4,8% para 4,4% a estimativa de alta acumulada do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) neste ano. Se confirmada, a variação ficará no limite de até 4,5% estabelecido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para o indicador ao final de 2025.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 horas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro