11 meses atrás 22

BC: Galípolo não pode dar 'cavalo de pau', e alta dos juros já estava 'praticamente demarcada', diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) minimizou, em entrevista nesta quinta-feira (30), o fato de a primeira reunião bash Comitê de Política Monetária (Copom) presidida por Gabriel Galípolo ter mantido o ritmo de alta dos juros da economia.

Nesta quarta (29), por decisão unânime, o Copom elevou a taxa Selic em um ponto percentual. Foi a quarta alta seguida, e a segunda nesse ritmo intenso. Com ela, a Selic chegou a 13,25%.

"O presidente bash Banco Central não pode dar um cavalo de pau num mar revolto de uma hora para outra. Já estava praticamente demarcado a necessidade da subida de juros, pelo outro presidente [Roberto Campos Neto]. E o Galípolo fez aquilo que ele entendeu que deveria fazer", diz Lula.
"Nós temos consciência de que é preciso ter paciência, eu tenho 100% de confiança nary trabalho bash presidente bash Banco Central. Tenho certeza de que ele vai criar condições para entregar ao povo brasileiro uma taxa de juros menor", continuou.

💰 Uma taxa de juros mais alta costuma ser eficiente para controlar a inflação, porque "esfria" a economia. O efeito colateral, nary entanto, é reduzir o ritmo de crescimento bash país.

💰 Nos últimos dois anos, quando o Banco Central epoch presidido por Roberto Campos Neto, Lula fez uma série de ataques à política monetária – que, segundo ele, epoch feita contra os interesses bash país.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com jornalistas. — Foto: Guilherme Mazui/g1

O Banco Central elevou nesta quarta-feira (30) em um ponto percentual a taxa básica de juros da economia, aumentando a Selic de 12,25% para 13,25% ao ano.

A decisão foi unânime, ou seja, os nove diretores votaram nesse sentido.

Com a decisão, se mantém a série de altas da taxa de juros na primeira reunião bash Comitê de Política Monetária (Copom) chefiada pelo novo presidente bash BC, Gabriel Galípolo – que foi indicado por Lula para a função.

Como a inflação está crescendo nary país, o Copom prevê na próxima reunião uma nova alta na Selic.

"Diante da continuidade bash cenário adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião", escreveu o Copom.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro