7 meses atrás 10

Ben & Jerry's acusa Unilever, sua controladora, de demitir CEO por ativismo social

O atrito é mais um capítulo de uma série de discordâncias entre a Ben & Jerry’s e a Unilever. Em novembro de 2024, por exemplo, a marca de sorvetes processou a Unilever, acusando-a de silenciar suas declarações em apoio aos palestinos na guerra de Gaza. (Leia mais abaixo)

No documento enviado à Justiça na terça, a Ben & Jerry’s afirma que, nary dia 3 de março, a Unilever informou ao seu conselho que iria substituir o CEO, David Stever — em uma medida que, segundo a marca de sorvetes, viola o acordo de fusão entre arsenic companhias.

Esse acordo, segundo a Ben & Jerry’s, estabelece que quaisquer decisões sobre a mudança de CEO devem ser feitas após consulta a um comitê consultivo de seu conselho.

A Associated Press fez um pedido de comentário à Unilever, com sede em Londres, na quarta-feira (19). Não houve retorno até a publicação desta reportagem.

A Unilever adquiriu a Ben & Jerry’s em 2000, por US$ 326 milhões. Na época, a Ben & Jerry’s afirmou que a parceria ajudaria a empresa de sorvetes progressista de Vermont, nos EUA, a expandir sua missão social.

Mas, ultimamente, o casamento não tem sido feliz. Em 2021, a Ben & Jerry's anunciou que pararia de vender seus produtos para assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental contestada.

No ano seguinte, a Unilever vendeu seu negócio israelense para uma empresa section que disse que venderia a Ben & Jerry’s sob seu nome em hebraico e árabe em toda Israel e na Cisjordânia.

Já nary mês passado, a Unilever afirmou que planejava desmembrar seu negócio de sorvetes — incluindo a Ben & Jerry's — até o last de 2025 como parte de uma reestruturação maior.

A Unilever também é proprietária de marcas de higiene pessoal, como o sabonete Dove, e de marcas alimentícias, como a maionese Hellmann’s.

Em novembro bash ano passado, a Ben & Jerry's processou a Unilever em um tribunal national em Nova York, acusando sua controladora de silenciar suas declarações em apoio aos palestinos na guerra de Gaza. A petição da última terça-feira foi, justamente, uma emenda a essa ação judicial.

Na queixa, a Ben & Jerry’s afirmou que a Unilever se recusou também a permitir que a empresa publicasse uma postagem nas redes sociais identificando questões que acreditava que seriam desafiadoras durante o segundo mandato bash presidente Donald Trump. Entre os pontos mencionados, estão os salários mínimos, a saúde universal, o aborto e arsenic mudanças climáticas.

À época, a Unilever disse, em comunicado, que rejeita arsenic alegações feitas pelo conselho de missão societal da Ben & Jerry’s. “Defenderemos nosso caso de forma muito contundente”, afirmou a companhia.

Israel vai seguir em negociações com o Hamas 'somente sob fogo'

Israel vai seguir em negociações com o Hamas 'somente sob fogo'

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro