Na tradição chinesa, o "mandato do céu" (tianming) era a justificativa moral e espiritual para o poder imperial. Segundo essa crença, um governante só teria legitimidade enquanto assegurasse ordem, prosperidade e justiça. Se houvesse guerras, fome ou corrupção, isso era visto como sinal de que o céu havia retirado seu mandato — legitimando a substituição do soberano. O conceito foi usado por dinastias durante séculos e, segundo Feijó, foi incorporado simbolicamente pelo Partido Comunista Chinês como novo detentor da missão de garantir estabilidade e grandeza nacional.
China permite a iniciativa privada, mas nos limites traçados pelo Estado. "A autonomia das empresas é sempre condicionada pelos planos quinquenais do governo", diz Baracho. "Mesmo empresas privadas sabem que o Estado pode vetar decisões estratégicas."
A lógica de mercado seria incompatível com o controle exercido pelo Partido. É o que afirma Visibeli, que considera equivocado falar em modelo híbrido. "Inexiste lógica de mercado com intervenção estatal na concessão de crédito ou na definição de tarifas", afirma. Ele classifica o sistema como um mecanismo de poder que tolera o acúmulo de capital apenas quando subordinado aos interesses do Partido.
Bilionários vigiados
Ascensão econômica individual é frequentemente vista com desconfiança pelas autoridades chinesas. "A ostentação é combatida como desvio de conduta", explica Feijó. Segundo ele, campanhas anticorrupção servem para reafirmar o controle ideológico e punir aqueles que extrapolam os limites tolerados pelo regime.
A influência chinesa no mundo cresce sem imposição ideológica. Baracho observa que, ao contrário da antiga União Soviética, a China não busca exportar seu modelo. "Pequim quer aliados, não regimes iguais ao seu", diz. Por meio de investimentos, diplomacia e financiamento, o país projeta poder sem forçar a adoção de seu sistema político.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
6 meses atrás
12
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/B/gRTLQXRHyJBnfzyxPuRw/afp-20251028-82ac7nq-v2-midres-brazilcrimedrugfavelapoliceoperation.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro