Semana do Consumidor acontece em todo o Brasil. Entidades reforçam que a campanha será um termômetro importante do consumo no país em meio a uma conjuntura econômica complexa. A projeção de alta nos juros poderá impactar o consumo nos próximos anos. Economistas acreditam em um possível desaquecimento do varejo no segundo semestre de 2025 e em 2026.
Perfil dos produtos procurados pelo consumidor é diferente de outras datas. Em outras ocasiões há uma busca maior por presentes, já agora os clientes estão de olho em produtos para uso próprio. Por conta disso, a FecomercioSP avalia que será maior a demanda por itens de saúde, higiene pessoal e beleza, superando os eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Faturamento ainda é menor em relação à Black Friday "original". No primeiro dia da Semana da Consumidor, em 15 de março de 2024, o faturamento foi de R$ 602,8 milhões. Já no primeiro dia da Black Friday, em 29 de novembro do ano passado, o faturamento ficou em R$ 4,2 bilhões. Os dados são da consultoria Confi.Neotrust e são relativos ao comércio eletrônico. Porém, a FecomercioSP observa que, no caso da Black Friday de novembro, há injeção de recursos do 13º, diferente da versão de março.
Dicas para os lojistas venderem mais
Lojistas podem usar estratégias para vender mais, recomenda a FecomercioSP. Segundo o assessor econômico da entidade, a semana é flexível e cada varejista pode decidir as melhores ações. Veja algumas recomendações:
- Faça promoções por mais dias, não apenas para o sábado. A entidade sugere que nesta semana e na próxima sejam organizados promoções, campanhas de desconto, ofertas exclusivas para clientes cadastrados e projetos de divulgação nas redes sociais.
- Ofereça flexibilidade no pagamento. No caso do Pix, por exemplo, a dica é dar um desconto maior em relação a outras modalidades.
- Verifique os preços nas gôndolas. Outra recomendação é treinar os funcionários para o atendimento.
- Observe se o estoque informado no sistema do estabelecimento confere com o que está disponível. Cancelar a venda é o pior cenário possível. Para o varejo, esse pode ser o momento para "desencalhar" alguns itens parados em estoque.
- Pense na entrega do produto. No caso de marketplaces, é a hora de simular os fretes da mercadoria ofertada e verificar se os valores não estão mais altos do que a concorrência. Nas lojas físicas oferecer a entrega gratuitamente pode ser uma abordagem exitosa.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
7 meses atrás
22





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro