6 meses atrás 10

Bolsas americanas abrem o dia em queda após retaliação chinesa

O pessimismo começou ontem, após o anúncio americano de que as tarifas contra a China já somam 145%. O percentual inclui o novo imposto de 125% sobre mercadorias mais a alíquota de 20% cobrada em resposta à dificuldade de Pequim impedir a exportação para os Estados Unidos do opioide fentanil, um composto químico que imita os efeitos do ópio.

Hoje, o mercado americano acordou com outra má notícia: a China também anunciou aumento nas tarifas aos produtos americanos. A partir de amanhã (12), elas saltarão de 84% para 125%. "Não há vencedor numa guerra de tarifas", afirmou o líder chinês, Xi Jinping, ao anunciar a retaliação.

A volatilidade do mercado deriva, em parte, "da intensificação da guerra comercial". "A imposição de tarifas tão altas como as que o Trump propôs— e revogadas agora por 90 dias [contra outras nações]— pode trazer impactos profundos nas cadeias produtivas dos Estados Unidos e colocam a possibilidade, inclusive, de uma recessão na economia norte-americana", afirma André Galhardo, consultor econômico da plataforma de transferências internacionais da Remessa Online.

Isso tende a impactar os balanços das empresas que produzem nos Estados Unidos e o volume de vendas de empresas que vendem lá, prejudicando o desempenho da economia americana, o que acaba se traduzindo em diminuição do preço das ações das empresas listadas na Bolsa.
André Galhardo, consultor econômico

A escalada nas tarifas aumentou o temor de uma desaceleração econômica global, pressionando as Bolsas. "O mercado permanece volátil enquanto aguarda desdobramentos nas negociações comerciais", diz Gianluca Di Mattina, especialista em investimentos da Hike Capital.

Na quarta-feira, o banco JPMorgan reafirmou uma previsão pessimista. Para o grupo, os EUA têm 60% de chance de passarem por uma recessão. "A economia [americana] ainda corre o risco de entrar em recessão, dado o nível de choques simultâneos que absorve", referendou o economista-chefe da consultoria RSM, Joe Brusuelas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro