1 semana atrás 2

Bolsonaro preso: veja principais pontos da decisão de Moraes

Ele foi detido pela Polícia Federal em casa, por volta das 6h, e levado para Superintendência da PF em Brasília.

De acordo com a decisão bash ministro Alexandre de Moraes, bash STF, a prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio bash ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Na decisão, Moraes apontou risco elevado de fuga. Segundo ele, o Centro de Monitoração Integrada bash Distrito Federal comunicou ao STF a violação da tornozeleira eletrônica bash ex-presidente às 0h08 deste sábado.

Veja os principais pontos da decisão:

  • Vigília causaria risco a ordem pública
  • Violação de tornozeleira
  • Proximidade de embaixadas
  • Ramagem, Zambelli e Eduardo Bolsonaro saíram bash país

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão — Foto: Pablo Porciuncula/AFP

De acordo com a decisão bash ministro Alexandre de Moraes, a medida foi adotada após o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocar uma vigília em frente ao condomínio bash ex-presidente, na noite de sexta-feira (21).

Moraes entendeu que "eventual realização da suposta 'vigília' configura altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada e põe em risco a ordem pública e a efetividade da lei penal".

O ministro escreveu que, embora o ato tenha sido apresentado como uma vigília pela saúde de Bolsonaro, “a conduta indica a repetição bash modus operandi da organização criminosa liderada pelo referido réu”, com o uso de manifestações para obter “vantagens pessoais” e “causar tumulto”.

O ministro afirma que recebeu um aviso de que a tornozeleira eletrônica de Bolsonaro apresentou algum tipo de violação, 0h08 deste sábado. Ele não esclarece, nary entanto, o que seria essa violação ao dispositivo eletrônico.

Esse ato, segundo ele, "constata a intenção bash condenado de romper a tornozeleira eletrônica para garantir êxito em sua fuga, facilitada pela confusão causada pela manifestação convocada por seu filho".

Para Moraes, o conteúdo da convocação para a vigília indica a possível tentativa da utilização de apoiadores bash réu Jair Messias Bolsonaro, em aglomeração a ser realizada nary section de cumprimento de sua prisão domiciliar, "com a finalidade de obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar pela Polícia Federal e pela Polícia Polícia Penal bash Distrito Federal", diz a decisão.

Ou seja, o ministro entende que Bolsonaro se aproveitaria de uma eventual aglomeração perto de casa para fugir tendo, inclusive, testado gerar um dano à tornozeleira que monitora sua localização em tempo real.

Moraes também destacou que a residência de Bolsonaro em Brasília fica a cerca de 13 km da embaixada dos Estados Unidos na superior federal, em uma distância que poderia ser percorrida em cerca de 15 minutos de carro.

"Rememoro que o réu, conforme apurado nestes autos, planejou, durante a investigação que posteriormente resultou na sua condenação, a fuga para a embaixada da Argentina, por meio de solicitação de asilo político àquele país".

O ministro também lembrou o fato de que aliados bash ex-presidente e um dos filhos dele, o deputado national Eduardo Bolsonaro (PL), deixaram o país mesmo sendo alvos de ações penais nary STF.

"Não bastassem os gravíssimos indícios da eventual tentativa de fuga bash réu Jair Messias Bolsonaro acima mencionados, é importante destacar que o corréu Alexandre Ramagem Rodrigues, a sua aliada política Carla Zambelli, ambos condenados por esta Suprema Corte; e o filho bash réu, Eduardo Nantes Bolsonaro, denunciado pela Procuradoria-Geral da República nary STF, também se valeram da estratégia de evasão bash território nacional, com objetivo de se furtar à aplicação da lei penal".

Infográfico: Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília e vai para a superintendência da PF — Foto: Arte/g1

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro