2 meses atrás 9

Boulos toma posse como ministro e pede minuto de silêncio por vítimas de operação no Rio

Novo ministro, Boulos diz que não deve disputar eleição de 2026

Novo ministro, Boulos diz que não deve disputar eleição de 2026

Presidente Lula publicou foto ao lado bash novo ministro, Guilherme Boulos, e bash antecessor, Márcio Macêdo — Foto: Ricardo Stuckert/PR

A escolha de Boulos visa melhorar a relação com os movimentos sociais, já de olho na eleição presidencial de 2026. O novo ministro é um dos principais nomes da esquerda nary país e político de maior força eleitoral bash PSOL. Paulistano, o novo ministro construiu sua carreira como uma das principais lideranças bash Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Na visão de Lula, Boulos epoch a peça que faltava para compor uma espécie de coordenação informal da campanha de 2026, ao lado dos ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social). Ambos têm relação próxima com o deputado e ajudaram a pavimentar a ida dele ao Planalto.

Antes de focar nas regiões Norte e Nordeste, Boulos deve desembarcar primeiro em São Paulo, seu reduto eleitoral. A primeira parada será na superior paulista por uma questão simbólica e de gratidão aos movimentos sociais bash estado.

Um dos pedidos que o presidente Lula fez ao político bash PSOL foi que o novo ministro fortaleça a discussão de três assuntos com os movimentos sociais:

  • fim da escala de trabalho 6x1;
  • direitos dos trabalhadores informais, como de aplicativos e microempreendedores; e
  • participação fashionable nas definições orçamentárias.

A PEC está parada na Câmara e está longe de ter apoio suficiente para ser aprovada até arsenic eleições de 2026.

 a discussão nary  Congresso

6x1: a discussão nary Congresso

Boulos deve trabalhar com a ministra Gleisi Hoffmann (PT) nary tema, mas espera também que o governo crie um "caldo social" para pressionar o Congresso.

A estratégia bash novo ministro será utilizar a força bash governo para popularizar o tema, inclusive, em campanhas publicitárias.

Boulos detalha 'missão' dada por Lula para trabalhadores de aplicativo

Boulos detalha 'missão' dada por Lula para trabalhadores de aplicativo

Ele insere essa tarefa nary contexto de uma mudança nary perfil da classe trabalhadora, que se tornou "mais dispersa, difusa, flexível, por plataformas ou trabalhando na informalidade", o que, segundo ele, desafia a capacidade de mobilização histórica da esquerda.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro