Mauro Belo Schneider e Patrícia Comunello
O novo shopping center que o Grupo Zaffari abre às 10h desta quinta-feira (30) tem foco em conveniência e muita conexão com a vizinhança, além de ambiente que tem aberturas e muita iluminação natural (dia) e acabamentos sofisticados e terraços. O Bourbon Carlos Gomes está concluído, após obras que tiveram início em 2019, no pré-pandemia de Covid-19, e aporte total de R$ 315 milhões, segundo o grupo, maior varejista de supermercados e shoppings do Rio Grande do Sul. O complexo também já vem com decoração totalmente em clima natalino.
O complexo, que foi apresentado para a imprensa em tour nesta terça-feira (28), não é caracterizado por grandes dimensões e deve gerar 650 empregos diretos. A área bruta locável (ABL) é de 13,2 mil metros quadrados em uma área total construída de 86,3 mil metros quadrados, que abrange, além do novo Bourbon, o supermercado Zaffari - 43º do grupo -, com 2,5 mil metros quadrados, e duas torres corporativas, a Z Tower (um dos braços imobiliários do Zaffari) e UMA. As duas terão certificação LEED Platinum, referência mundial em eficiência energética e sustentabilidade, ainda em tramitação.
Segundo o empreendedor, 83% da ABL já foi locada. Mais de 60% da área já terá operações na inauguração. O estacionamento tem quase 1,3 mil vagas cobertas, com acessos pela avenida Carlos Gomes e rua Furriel Luiz Antônio de Vargas. Detalhe: os acessos às vagas subterrâneas foram feitos para evitar interferência no fluxo de pedestres e para reduzir filas em momentos de pico. "Claro que, nos primeiros dias, pela novidade, pode ter um pouco de fila. Mas tudo foi pensado para dar fluidez", diz o diretor do grupo, Claudio Luiz Zaffari.
"Definimos os nossos focos. Não queríamos ser um shopping de 300 lojas. Mas tínhamos de fazer um shopping para essa região, com qualidade e serviços bons. É mais difícil montar um mix com 70 lojas", descreve Zaffari. "Não me preocupo com o número (locado), mas com a variedade do ABL." Gastronomia é um ponto forte. "Os shoppings estão transformando as áreas para ter restaurantes. Porto Alegre está cada vez mais trazendo o hábito de comer fora", observa o diretor.
O Cinépolis VIP, na praça de alimentação, tem quatro salas com 60 cadeiras, com espaço amplo e garçons que servirão comidinhas na sala. A previsão é abrir no fim de novembro. A academia Bio Ritmo, com 1,5 mil metros quadrados, deve estrear no começo de 2026.

"Essa unidade vai tornar a vida deste entorno melhor”, afirmou o executivo DANI BARCELLOS/ESPECIAL/JC
O shopping tem lojas, mas sem marcas com grandes áreas, como em moda. O supermercado é a âncora do empreendimento. Entre as marcas que começam na quinta estão, por exemplo, Bayard Esportes, Chase Brasil, Bioma Salon e Reserva. Nos próximos meses, entram Farm Rio e Farm ETC. Também tem Panvel e Livraria Paisagem, a terceira em shopping do Zaffari na Capital.
A área de gastronomia será um dos fortes do mix. Na praça, são 10 marcas, entre elas Boali Healthy Food, Dipa Galeto (rede Di Paolo), Poke, Trópico, McDonald’s (que volta a ter unidades nova sem shopping) e Milky Moo.
No rol de cafeterias, tem Havanna e Kopenhagen, com coleção de chocolates. O Freddo vem com sorvete e confeitaria, A Cervejaria Salvador abre nesta quinta, e o Bah!, do Grupo Press, que estreia no dia 4. O Pararoto Cucina deve inaugurar em fim de novembro. O uruguaio Narbona fica para começo de 2026. O Ristorantino, de São Paulo, chega em março de 2026, projeta o diretor.
Zaffari lembrou que a companhia completou 90 anos e que começou o projeto do Bourbon Carlos Gomes há 25 anos, quando se discutia o projeto da Perimetral. “É um complexo que vai dar possibilidade à nova centralidade desenvolvida nos últimos 25 anos. Para se divertir, resolver as coisas do dia a dia”, destaca o diretor, dizendo que a arquitetura foi inspirada em viagens.
“Há cultura de cuidado em todos os espaços que vão acolher as pessoas. Aos poucos, pretendemos concluir e entregar aos clientes os detalhes, como conjunto de restaurantes incomuns para este local, misturando cozinha gaúcha, paulista e do exterior”, cita. O Bah, que conta com uma unidade no BarraShoppingSul, é um deles.
“Esperamos muito rapidamente chegar a 100% da locação. Acreditamos que essa região ao longo dos anos evoluiu muito e continua evoluindo. Essa unidade vai tornar a vida deste entorno melhor”, acrescentou o executivo.
O novo Bourbon tem uma supremacia de nomes de fora no varejo, mas também boas histórias de empreendedorismo local, mesmo que com marcas nacionais. É o caso de mãe e filha estreantes em negócios e juntas. Lisiane Paskulin e Chiara apostaram no potencial de uma loja da chocolataria com cafeteria Kopenhagen. O aporte foi de R$ 650 mil, com abertura de seis vagas de emprego. A unidade fica bem no fluxo do supermercado Zaffari, o que deve gerar apelo de clientela. "Queria a loja no shopping e eles buscavam uma marca diferenciada", conta Lisiane, sobre a negociação que acabou levando a marca para o mix. A unidade tem 74 metros quadrados e ainda área no espaço comum, em frente, com mesas e sofás. "Já estamos também em clima de Natal", avisa a lojista estreante, sobre os produtos. "É minha primeira experiência como empreendedora e estou animada", conta Chiara, que está levando toda a experiência de influenciadora digital para o negócio em família. "Estamos realizando um sonho juntas."

                                German (DE)                
                                English (US)                
                                Spanish (ES)                
                                French (FR)                
                                Hindi (IN)                
                                Italian (IT)                
                                Portuguese (BR)                
                                Russian (RU)                




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro