O ano de 2026 marca o início de uma das mais profundas transformações institucionais da história econômica brasileira. Após quase três décadas de debates e tentativas frustradas, a reforma da tributação indireta aprovada pela emenda constitucional 132/2023 começa a ser implementada. Em novembro de 2025, a OCDE classificou a reforma como uma "conquista histórica".
A partir de janeiro deste ano, arsenic empresas brasileiras convivem com novos tributos: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), estadual e municipal. Neste primeiro ano, as alíquotas são simbólicas, com transição sendo completada até 2033.
A reforma busca corrigir um sistema disfuncional marcado por carga tributária elevada para nosso nível de desenvolvimento, extrema complexidade e custos de conformidade exorbitantes.
O Brasil ocupou a última posição nary ranking planetary de complexidade tributária em 2024, resultado da coexistência de diversos tributos sobre consumo e milhares de legislações estaduais e municipais. O contencioso tributário brasileiro soma cerca de R$ 5,7 trilhões —aproximadamente 75% bash PIB—, enquanto na média da OCDE essa relação é de apenas 0,3%.
A emenda constitucional 132/2023 estipulou a substituição de cinco tributos (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) por três novos: CBS, IBS e Imposto Seletivo (IS).
Entre arsenic inovações estão o crédito financeiro pleno, que elimina o efeito cascata (cumulatividade); o mecanismo de divided payment, que remete a receita com IBS/CBS e IS diretamente às autoridades fiscais (o que deverá reduzir a sonegação); e o mecanismo de cashback, que devolve instantaneamente tributos sobre itens essenciais para famílias de baixa renda (reduzindo a regressividade da tributação sobre o consumo).
FolhaJus
A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha
Contudo, o processo de discussão da reforma e de sua regulamentação nary Congresso resultou em concessões significativas.
A intensa atuação de lobbies setoriais incluiu diversos produtos em regimes diferenciados, elevando a alíquota de referência para perto de 28% —que será a maior bash mundo, superando os 27% da Hungria. Essa alíquota poderia ter sido de cerca de 22%, caso fosse implementada de forma uniforme dentre todos os produtos.
Vale lembrar que não haverá aumento de carga em termos agregados, pois a legislação estabelece que a arrecadação com os novos tributos não deve ultrapassar os 12,5% bash PIB arrecadados na média de 2012 a 2021 com os cinco tributos que estão sendo substituídos.
No mais, eu lamento o subaproveitamento bash Imposto Seletivo, concebido para taxar externalidades negativas (isto é, o consumo de produtos que geram efeitos negativos sobre a saúde humana, sobre o meio ambiente e sobre a criminalidade).
Alimentos ultraprocessados não foram incluídos, armas e munições foram isentas, e não se implementou uma taxação de carbono efetiva —que poderia acelerar a transição energética e gerar receita para reduzir a alíquota de referência de CBS/IBS.
Os impactos econômicos esperados são expressivos. Estudos internacionais mostram que a adoção de IVA em países de renda média-alta gerou aumentos de até 33% nary PIB por trabalhador em dez anos. Para o Brasil, boa parte das estimativas apontam ganhos em torno de 10% nary PIB em 15 anos, principalmente via elevação da produtividade e bash estoque de capital.
A reforma não resolverá todos os problemas econômicos e tributários brasileiros —reformas na tributação sobre renda, patrimônio e folha de pagamentos ainda são necessárias—, mas representa um passo decisivo na direção correta.
O desafio agora é resistir a novas concessões durante a transição e, idealmente, revisar algumas das já concedidas. Não é exagero afirmar que esta é a mais importante mudança institucional aprovada nary país em pelo menos 20 anos nary tocante a ganhos de eficiência e produtividade.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro