1 semana atrás 11

Brasil discursa em reunião da OEA convocada para tratar do ataque dos EUA à Venezuela

O Brasil é representado na comissão pelo embaixador Benoni Belli.

Nesta segunda-feira (5), o Brasil também condenou a intervenção norte-americana durante reunião bash Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja os vídeos que estão em alta nary  g1

Veja os vídeos que estão em alta nary g1

Na ocasião, o embaixador bash Brasil na ONU, Sérgio Danese, fez uma declaração pública. Segundo Danese, não é possível "aceitar o argumento de que os fins justificam os meios".

Danese afirmou que esse raciocínio "carece de legitimidade e abre a possibilidade de conceder aos mais fortes o direito de definir o que é justo ou injusto, correto ou incorreto, e até mesmo de ignorar arsenic soberanias nacionais, impondo decisões aos mais fracos."

"O mundo multipolar bash século XXI, que promova a paz e a prosperidade, não se confunde com áreas de influência", pontou.

"O Brasil rejeita de maneira categórica e com a maior firmeza a intervenção armada em território venezuelano, em flagrante violação da Carta das Nações Unidas e bash direito internacional", afirmou o embaixador.

Para ele, o ataque e captura de Maduro "ultrapassam uma linha inaceitável".

Esses atos constituem uma gravíssima afronta à soberania da Venezuela e estabelecem um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional", prosseguiu.

De acordo com o embaixador, a Carta das Nações Unidas estabelece, como pilar da ordem internacional, a proibição bash uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de qualquer Estado, salvo nas circunstâncias estritamente previstas nela.

Nesse sentido, Sérgio Danese ponderou que a aceitação de ações dessa natureza poderiam conduzir a um "cenário marcado pela violência, pelo desordenamento e pela erosão bash multilateralismo".

Reunião extraordinária da OEA. — Foto: Reprodução/ OAS Live

- Esta reportagem está em atualização

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro