O Brasil foi reeleito nesta terça-feira (11) para a presidência do Conselho-Executivo da ONU Turismo. O país, que exercerá o segundo mandato, recebeu 21 votos em encontro da entidade em Riade, na Arábia Saudita, contra 13 para a Eslovênia.
O Brasil foi representado pela secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, uma vez que o titular da pasta, Celso Sabino, está na COP30, em Belém. Ele participou por videconferência.
Entre os pontos destacados pelo Brasil estão o fato de ter liderado a implementação do Escritório Regional para as Américas e Caribe da ONU Turismo, no Rio de Janeiro, garantido a realização do Fórum Regional de Turismo Gastronômico mundial da ONU em Santarém (PA), em fevereiro de 2026, e indicado Shaikha Nasser Alsuwaid, dos Emirados Árabes, como primeira mulher secretária-geral da organização.
O Brasil também foi eleito para liderar pelos próximos dois anos as discussões sobre turismo e ação climática na ONU Turismo.
Sabino permanece na pasta do Turismo mesmo enfrentando um processo de expulsão pelo seu partido, o União Brasil, por ter desrespeitado uma determinação de deixar o governo Lula. Ele pretende sair do cargo apenas em abril do ano que vem, para disputar o Senado pelo Pará.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 semanas atrás
5





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro