3 semanas atrás 5

Brasil é reeleito para presidência de conselho da ONU Turismo

O Brasil foi reeleito nesta terça-feira (11) para a presidência do Conselho-Executivo da ONU Turismo. O país, que exercerá o segundo mandato, recebeu 21 votos em encontro da entidade em Riade, na Arábia Saudita, contra 13 para a Eslovênia.

O Brasil foi representado pela secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, uma vez que o titular da pasta, Celso Sabino, está na COP30, em Belém. Ele participou por videconferência.

Entre os pontos destacados pelo Brasil estão o fato de ter liderado a implementação do Escritório Regional para as Américas e Caribe da ONU Turismo, no Rio de Janeiro, garantido a realização do Fórum Regional de Turismo Gastronômico mundial da ONU em Santarém (PA), em fevereiro de 2026, e indicado Shaikha Nasser Alsuwaid, dos Emirados Árabes, como primeira mulher secretária-geral da organização.

O Brasil também foi eleito para liderar pelos próximos dois anos as discussões sobre turismo e ação climática na ONU Turismo.

Sabino permanece na pasta do Turismo mesmo enfrentando um processo de expulsão pelo seu partido, o União Brasil, por ter desrespeitado uma determinação de deixar o governo Lula. Ele pretende sair do cargo apenas em abril do ano que vem, para disputar o Senado pelo Pará.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro