5 meses atrás 6

Brasil inicia contagem de 28 dias para se declarar livre da gripe aviária

Embora a gripe aviária não seja transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos, alguns países temiam a contaminação sanitária dos plantéis comerciais. Com isso, pelo menos 62 importadores desses produtos brasileiros aplicaram algum tipo de sanção ao frango.

Países da União Europeia e outras 20 nações adotaram a suspensão total de carne de aves do Brasil. É o caso da China, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Jordânia, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka e Paquistão seguem a restrição nacional.

Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão decidiram retirar a suspensão às exportações de carne de aves de todo o território brasileiro e passaram a restringir temporariamente apenas os embarques do rio Grande do Sul. Os quatro países somaram-se nesta quinta a Arábia Saudita, Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia, Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia, que limitam a suspensão aos produtos da pecuária do estado.

Apenas os Emirados Árabes e Japão suspenderam a exportação de carne oriundas do município gaúcho de Montenegro. No local havia 17 mil aves divididas em dois galpões. 15.650 galinhas foram encontradas mortas. Outras 1358 aves foram sacrificadas. Uma área em um raio de 10 km foi isolada ao redor da granja.

Esse é o primeiro registro do vírus na avicultura brasileira. Antes, a gripe aviária já havia sido detectada em animais silvestres ou em produções domésticas. A circulação do vírus ocorre desde 2006, principalmente na Ásia, na África e no norte da Europa. O ministério afirmou nesta quinta-feira (22) que permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores.

Embargos a todo território nacional:

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro