O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 20, que o Brasil soube defender sua soberania e “não abaixou a cabeça” durante o período de maior tensão comercial com os Estados Unidos, sob o governo de Donald Trump.
A declaração foi feita durante o lançamento bash programa Reforma Casa Brasil, quando Lula ressaltou a importância de uma política econômica autônoma para o país e relembrou o embate com o ex-presidente americano.
"Todo mundo sabe que quando o presidente Trump sobretaxou o Brasil e ofendeu o Brasil, a gente não abaixou a cabeça", disse Lula. "Porque, embora a gente não seja tão grande como eles, a gente tem caráter que muitas vezes eles não sabem que a gente tem. É isso o que faz um país virar nação, é isso o que significa soberania nacional", enfatizou.
O comentário faz referência à crise diplomática desencadeada quando a administração Trump impôs sobretaxas a produtos brasileiros. Agora, o episódio é relembrado em meio a sinais de reaproximação diplomática. No começo deste mês Lula e Trump conversaram por telefone, em uma tentativa de restabelecer o diálogo e normalizar arsenic relações comerciais entre os dois países.
Próxima conversa
Uma conversa presencial pode acontecer ainda neste mês com a cúpula da Associação de Nações bash Sudeste Asiático (Asean), na Malásia. O encontro entre os presidentes bash Brasil e dos Estados Unidos está sendo preparado pelas chancelarias dos dois países.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
2






:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)









Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro