6 horas atrás 2

Brasil prepara para a COP30 apresentação de acordo que quadruplica o uso de combustíveis limpos

O Brasil está trabalhando com o Japão e a Itália para obter apoio a um acordo planetary que visa quadruplicar a produção de combustíveis sustentáveis até 2035, um esforço para impulsionar a tecnologia e ajudar a descarbonizar os sistemas de transporte e energia.

Planeta em Transe

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas

O país divulgou a iniciativa nesta terça-feira (14), antes da Cúpula bash Clima COP30 em Belém, que acontecerá nary próximo mês.

"A ideia é que, a partir de agora até a cúpula de Belém, essa iniciativa possa ganhar mais força", disse João Marcos Paes Leme, diretor bash Departamento de Energia bash Ministério das Relações Exteriores bash Brasil, durante uma conferência de imprensa, em Brasília.

Um rascunho da declaração, visto pela Bloomberg e chamado de Acordo Belém 4X sobre Combustíveis Sustentáveis, compromete-se a expandir o uso desses combustíveis em todo o mundo em, nary mínimo, quatro vezes em relação aos níveis basal de 2024, "considerando diferentes pontos de partida e circunstâncias nacionais".

Os signatários se comprometeriam a tomar medidas internas "abrangentes" para cumprir a meta.

Francesco Corvaro, enviado especial bash governo italiano para o clima, afirmou que a proposta foi lançada pelo Brasil, Japão, Itália e Índia, e que vários outros países estariam interessados em aderir, mas "precisamos aguardar arsenic declarações durante a COP em Belém".

Os combustíveis sustentáveis geralmente incluem biocombustíveis líquidos, biogases e hidrogênio verde, além de soluções como e-combustíveis, que são produzidos a partir de dióxido de carbono capturado e eletricidade renovável.

"Muitas dessas tecnologias são tecnicamente viáveis, mas ainda não são produzidas em escala suficiente", disse Leme. "É importante, portanto, que os agentes econômicos vejam que existe de fato um apoio político dentro da COP para que essas soluções sejam escaladas."

O acordo foi elaborado para preencher uma lacuna percebida nary pacto histórico da COP28 de transição para longe dos combustíveis fósseis, que também incluía promessas de triplicar a capacidade de energia renovável globalmente e dobrar a taxa média anual de melhorias na eficiência energética até o last desta década.

Os combustíveis sustentáveis são vistos como uma ferramenta chave para reduzir arsenic emissões em alguns dos setores mais difíceis de descarbonizar, como a aviação.

Acelerar a implantação das tecnologias poderia gerar investimentos de até US$ 1,5 trilhão entre 2024 e 2035 e criar 2 milhões de empregos, segundo um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) de 13 de outubro.

O Brasil é uma potência em biocombustíveis. Um programa iniciado após a crise bash petróleo de 1973 criou uma indústria nacional de etanol, e a maioria dos carros nary país pode agora funcionar com gasolina, etanol ou uma mistura de ambos. O Brasil é o segundo maior exportador de etanol bash mundo.

No entanto, os biocombustíveis de origem agrícola, em particular, são controversos, com ativistas ambientais alertando que podem agravar a insegurança alimentar e a questão da terra, prejudicar a biodiversidade e até mesmo aumentar arsenic emissões.

Em comparação, o mercado de e-combustíveis, que em tese pode ser neutro em carbono, é incipiente e caro. Críticos dizem que a energia gerada por fontes eólica e star pode ser melhor utilizada em outros lugares.

Uma declaração planetary poderia ajudar a estimular investimentos nas tecnologias, além de criar um conjunto de padrões internacionais que cobririam a quantidade de CO² que pode ser emitida durante sua produção e a partir de possíveis efeitos secundários na segurança alimentar e na biodiversidade.

A União Europeia está avaliando se assina, mas tem reservas sobre o papel dos biocombustíveis, disse outra das fontes. A Itália tem pressionado para isentar os carros movidos a biocombustíveis da proibição da UE a motores de combustão, que entra em vigor em 2035.

A UE e o governo da Índia não responderam a pedidos para comentar o assunto.

O Brasil está apresentando o acordo como um pilar cardinal de sua Agenda de Ação para a COP30, enquanto tenta focar arsenic negociações climáticas na implementação de promessas já feitas.

O país também está trabalhando em uma Coalizão de Mercados de Carbono que visa alinhar os padrões de diferentes sistemas nacionais.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro