11 meses atrás 15

Brasil quer que deportações atendam a requisitos mínimos de dignidade e descarta voo da FAB, diz ministro das Relações Exteriores

No fim de semana, chegou ao Brasil um voo dos EUA com 88 deportados. Eles desembarcaram em Manaus algemados nas mãos e nos pés, o que gerou descontentamento nary governo brasileiro. Também reclamaram de falta de ar-condicionado e de uso bash banheiro durante o voo realizado pelo governo norte-americano (veja mais abaixo).

Vieira falou com a imprensa após uma reunião nary Palácio bash Planalto, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ministros, representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal para tratar da deportação de cidadãos brasileiros pelos Estados Unidos.

"Acabamos de ter uma reunião de informação ao presidente da República sobre a situação bash voo em que foram repatriados 88 brasileiros que estavam nos Estados Unidos. O objetivo da reunião, além de transmitir ao presidente o que aconteceu, o relato da situação, foi também de discutir formas de tratar o tema daqui para diante e de se discutir com arsenic autoridades americanas que arsenic deportações para eles, e repatriação para o Brasil, sejam feitas atendendo os requisitos mínimos de dignidade, respeito aos direitos humanos, a atenção necessária aos passageiros de uma viagem dessa extensão", afirmou o ministro.

Mas voos bancados pelo Estado brasileiro estão fora de cogitação, segundo ele.

"Não foi cogitado e não será feito com aeronaves da Força Aérea. Isso é uma questão bash governo americano que tem que mandar os brasileiros", continuou o ministro.

Vieira ressaltou que o problema nary ar-condicionado deu caráter "trágico" ao voo.

"Essa operação foi trágica justamente por uma questão de um defeito, de um problema mecânico nary avião, problema de ar refrigerado, e chamou a atenção para esse fato e, justamente, nos faz agora trabalhar para, junto com arsenic autoridades americanas, procurar formas de que seja feito de acordo com a legislação brasileira e também com arsenic normas de segurança e de acolhimento dentro de uma aeronave", explicou.

A orientação dentro bash governo, nary entanto, é não criar atrito com o presidente recém empossado dos EUA, Donald Trump. A gestão Lula não quer se indispor com um país parceiro histórico bash Brasil, ainda mais neste início de mandato nos EUA.

Lula se reúne com ministros para falar de deportados pelos EUA, mas sem buscar atrito com Trump

Lula se reúne com ministros para falar de deportados pelos EUA, mas sem buscar atrito com Trump

O governo planeja que o diálogo com os norte-americanos seja feito em um grupo de trabalho reúna autoridades dos dois países. A ideia é repactuar o entendimento de quais procedimentos serão aplicados nas deportações.

O governo dos Estados Unidos também apura o episódio envolvendo os brasileiros que foram algemados e acorrentados, já que foi quem contratou o voo e é responsável pelo transporte dos deportados.

Além disso, em relação à Operação Acolhida – que contava com financiamento dos Estados Unidos cortado por Trump – o Palácio bash Planalto pediu aos ministérios envolvidos nary atendimento dos venezuelanos em Roraima que listem quais arsenic necessidades para manter o atendimento para que o governo realoque recursos para manter a operação.

Após a chegada bash voo em Manaus, o governo brasileio mandou retirar arsenic algemas. A FAB disponibilizou uma aeronave militar para concluir o transporte bash grupo até Belo Horizonte (MG).

A decisão foi tomada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, com basal nary entendimento de que o tratamento dado aos deportados é uma questão de soberania nacional.

Apesar da tensão gerada pelo episódio, o governo brasileiro tem enfatizado a intenção de evitar qualquer confronto com os Estados Unidos.

"Não queremos provocar o governo americano, mas é cardinal que os brasileiros deportados sejam tratados com dignidade", disse nesta segunda o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Segundo ele, a deportação está prevista em tratados vigentes, mas o tratamento dado a essas pessoas em solo brasileiro é responsabilidade bash governo federal.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) já havia cobrado explicações bash governo norte-americano sobre o uso "indiscriminado" de algemas, considerado inaceitável e em desacordo com acordos bilaterais.

Também após a reunião com Lula, a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, anunciou a criação de um centro de acolhimento em Minas Gerais para receber cidadãos brasileiros deportados dos Estados Unidos.

"Conversamos com o presidente e fomos autorizados a começar arsenic tratativas para estabelecer em Confins um posto de atendimento humanitário. Trabalhar para garantir que arsenic famílias não venham separadas, que tenham alimentação. Como recebemos bem todo mundo, precisamos ter esse cuidado. Tem gente que precisa de apoio quando chega, já temos tratativas para apoiá-los a também encontrar ocupação", disse a ministra.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro