1 semana atrás 7

'Brasil tem todos os bens minerais que o mundo precisa', diz geólogo

O país já foi referência em refino, mas hoje só conhece 30% do território em escala adequada para pesquisa mineral.

Nossos depósitos de terras raras são conhecidos desde os anos 70. Só para você ter uma ideia, até os anos de 1995, o Brasil era um dos países mais avançados em refina de terras raras. O que acontece? O Brasil parou, mas a China não parou. A China simplesmente aumentou cada vez mais o intercâmbio dos seus pesquisadores com outros países e passou a dominar essa cadeia, ou seja, já tinha muita reserva, passou a dominar a cadeia de refino.
Valdir Silveira

O diretor cita o nióbio como exemplo de verticalização e lembra que agregar valor aumenta a vida útil das minas. Ele defende que o Brasil negocie de igual para igual e deixe de ser apenas fornecedor de matéria-prima.

O mercado brasileiro é aberto para qualquer empresa investir. Então, tem muitas empresas americanas no Brasil, australianas, da comunidade europeia, sul-africanas, ou seja, hoje nós temos empresas do mundo inteiro trabalhando no Brasil. Então, eu não vejo problema quanto a isso. O grande gargalo do nosso país hoje é tecnologia de beneficiamento para todos os bens minerais de uma forma geral. Um exemplo que a gente poderia seguir é o exemplo do nióbio. O nióbio eu acho que é o único um dos únicos minerais que o Brasil produz e, de certa forma, verticaliza a cadeia. Acho um modelo fantástico e eu tomaria essa empresa como nosso case de sucesso. Então, o Brasil tem a grande oportunidade para negociar com qualquer país do mundo, de igual para igual, e exigir transferência de tecnologia em troca de matéria-prima. Basta de ser sempre fornecedor de matéria-prima para o mundo.
Valdir Silveira

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro