6 meses atrás 12

Brasileira relata tensão após terremoto em Istambul

A publicitária chegou à cidade na terça-feira (22) para uma viagem de trabalho e estava fazendo um passeio turístico, quando percebeu os prédios ao redor balançando. Ainda de acordo com ela, construções mais antigas ruíram.

"Nós saímos para fazer um tour aqui pela cidade, viemos aqui nas ruas coloridas e quando a gente estava naquela na escadaria colorida, a gente sentiu a terra tremer e literalmente os prédios balançarem e ruírem. Alguns prédios mais antigos chegaram a ruir. Foi rápido. A gente desceu correndo aqui e procurou um parque, que é um lugar aberto", relatou.

O Centro de Pesquisa Alemão para Ciências Geológicas (GFZ) informou que o terremoto teve uma magnitude de 6,02, e ocorreu a uma profundidade de 10 km abaixo do solo.

Outros três tremores secundários sucederam o principal e dois deles tiveram magnitudes de 5.0, e o terceiro, de 4.5, segundo o Centro Cismológico Euromediterrâneo (ESMC).

"Eu não sabia, mas já tinha havido um terremoto mais cedo, por volta das 5h daqui. Caiu até uma árvore na rua onde a gente está hospedado, eu ouvi um barulho, eu acordei com a árvore caindo, mas eu não senti o terremoto", relatou.

Istambul está seis horas à frente do Brasil. Às 15h14 no horário local, 9h14 no horário do Brasil, Maria Luiza presenciou outro terremoto enquanto conversava com a reportagem do g1 RN. "Minha nossa, acabou de tremer novamente", disse.

Ela e os amigos tinham resolvido voltar à rua para almoçar, quando sentiram o novo tremor. Mais uma vez, o grupo dela e várias outras pessoas procuraram locais abertos, como recomendado pelas autoridades locais.

Pessoas procuram parques e locais descampados para se proteger de acidentes após terremotos em Istambul — Foto: Maria Luiz Lyra/Cedida

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro