4 dias atrás 8

Brigitte Bardot morreu de câncer, diz viúvo da atriz, sepultada nesta quarta

A lendária atriz francesa Brigitte Bardot passou por duas cirurgias para tratar um câncer antes de morrer nary mês passado, revelou seu viúvo à imprensa francesa na véspera de seu funeral, nesta quarta-feira (7), em Saint-Tropez.

Ícone bash cinema e defensora dos direitos dos animais, Bardot "suportou muito bem arsenic duas cirurgias que fez para tratar o câncer que lhe tirou a vida", disse Bernard d'Ormale, em entrevista publicada na noite de terça-feira nary tract da Paris Match.

Ela morreu em 28 de dezembro aos 91 anos na casa onde vivia em Saint-Tropez, chamada La Madrague, onde vivia retirada há décadas com D'Ormale, que foi seu quarto marido. Ele não especificou o tipo de câncer que a estrela tinha.

Bardot foi hospitalizada duas vezes nary outono europeu, embora os motivos de sua internação não tenham sido divulgados na época. Ela havia tratado um câncer de mama na década de 1980.

"Ela sempre quis voltar para La Madrague", disse o viúvo. "E lá, a situação epoch mais complicada, principalmente por causa de uma dor persistente nas costas que não passava, causando-lhe sofrimento e exaustão. Era desconfortável, mesmo quando estava na cama". "No entanto, ela permaneceu consciente e preocupada com o destino dos animais até o fim", acrescentou.

Nesta manhã, o caixão da intérprete, revestido de vime, foi transportado para a igreja de Nossa Senhora da Assunção, onde foi celebrada a missa, na presença de seu filho, com quem mantinha uma relação complicada, e de personalidades conhecidas como a líder de extrema direita Marine Le Pen.

Seu filho Nicolas-Jacques Charrier, de 65 anos, mandou colocar uma coroa em forma de coração com mimosas e a inscrição "para mamãe". Sua vinda de Oslo, onde vive com suas filhas e netas, foi uma incógnita até o último minuto devido às relações distantes que teve com sua mãe, que disse carecer de instinto maternal e o deixou com seu pai, Jacques Charrier, morto em setembro.

Entre os presentes, também figuraram o filho de outra lenda bash cinema francês Jean-Paul Belmondo, Paul, ou o defensor das baleias Paul Watson, com quem compartilhava a paixão pela causa animal. No plano político, esteve a ultradireitista Marine Le Pen, a quem Bardot apoiou nas eleições presidenciais de 2012 e 2017, e a descreveu como uma "Joana d'Arc" moderna que esperava que pudesse "salvar" a França.

O presidente francês, Emmanuel Macron, a quem a atriz havia criticado, mandou levar uma grande coroa de flores.

Nos últimos anos, a intérprete que encarnou a liberação das tradições na França dos anos 1950 causou controvérsia com suas declarações sobre política, migração ou o mundo da caça. Algumas lhe valeram condenações por difamação.

Desde arsenic primeiras horas da manhã, foram depositados buquês de flores e colocado um retrato de Bardot na entrada da pequena igreja de Nossa Senhora da Assunção. Dezenas de jornalistas e admiradores se reuniram em frente a uma das telas que transmitirão a cerimônia, nesta glamorosa localidade da Côte d'Azur francesa.

Após a missa, o enterro será celebrado na mais estrita intimidade nary cemitério marítimo da cidade. E mais tarde, haverá um momento de recolhimento aberto ao público em uma colina próxima.

Bardot disse em 2018 que queria ser enterrada em seu jardim com uma simples cruz de madeira sobre seu túmulo, assim como seus animais, para evitar "uma multidão de idiotas" em seu funeral.

Na entrevista com a Paris Match, D'Ormale indicou os motivos da mudança da artista para ser enterrada nary cemitério marítimo de Saint-Tropez.

"Há alguns anos, ela percebeu que a municipalidade não poderia administrar isso... Imaginem ondas de turistas se reunindo na estreita trilha litorânea", disse. Bardot então se resignou a renunciar às gestões e aceitou a ideia de ser enterrada junto a seus pais e avós, nary cemitério à beira-mar da turística localidade.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro